Pesquisa do Instituto Paraná mostra Lula líder e que eleição presidencial é 'água parada'

Mesmo preso, silenciado, proibido de conceder entrevistas e provavelmente impedido de ser candidato, o ex-presidente é a maior liderança política do país. Tudo indica nesta eleição de ‘água parada’, estagnada, que o nome que Lula indicar como o seu candidato irá disputar o segundo turno. E as chances de vitória são elevadas.

Pesquisa do Instituto Paraná mostra Lula líder e que eleição presidencial é 'água parada'
Pesquisa do Instituto Paraná mostra Lula líder e que eleição presidencial é 'água parada' (Foto: Ricardo Stuckert)

Água parada porque Lula permanece líder, assim como todos aqueles colocados em segundo, terceiro, quarto..., ainda estão nas mesmas posições. Bem como o cenário sem o ex-presidente que mantém Jair Bolsonaro na liderança.  

Portanto, nada mudou. Mesmo preso, silenciado, proibido de conceder entrevistas e provavelmente impedido de ser candidato, o ex-presidente é a maior liderança política do país.

Tudo indica nesta eleição de ‘água parada’, estagnada, que o nome que Lula indicar como o seu candidato irá disputar o segundo turno. E as chances de vitória são elevadas.

Essa é a leitura do novo levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. Foram ouvidos 2.002 eleitores, em 26 Estados e Distrito Federal e em 168 municípios entre os dias 09 e 13 de agosto de 2018.

Lula segue líder com 30,8% (29% em 31 julho), Bolsonaro tem 22% (21,8% na anterior), Marina está com 8,1% (9,2%), Alckmin parado em 6,6% (6,2%), Ciro com 5,9% (6%) e Álvaro Dias também parado com 4% (4,2%).

No cenário 2, sem Lula, Jair Bolsonaro fica com 23,9%; Marina Silva 13,2%; Ciro Gomes aparece com 10,2%; Geraldo Alckmin, 8,5%; Álvaro Dias tem 4,9% e Fernando Haddad 3,8%.

Pesquisa também perguntou aos entrevistados quem ele acha que vai para o segundo turno; vice-presidente que mais gosta – aqui fiquei surpreso porque o líder é o general Mourão, da chapa de Bolsonaro -,  quem é o candidato de Michel Temer - neste quesito Geraldo Alckmin foi o segundo mais citado.

Além disso, 64,1% acreditam que a candidatura de Lula será impugnada. 30,4% dizem que ele conseguirá ser candidato.

Leia a pesquisa na íntegra aqui:

Conheça a TV 247

Mais de Blog

blog

Vira-lata burro

"Para o governo Bolsonaro, não basta ser o patético vira-lata que abana o rabo para Trump. Tem de ser idiota, também", diz o colunista Marcelo Zero. "É o que se deduz da atitude da Petrobras, que...

Ao vivo na TV 247 Youtube 247