CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

582 artigos

blog

Piada: Folha cobra punição para mensalão tucano

O que a Folha busca é uma espécie de salvo conduto para pisar ainda mais fundo no seu jornalismo de forte viés antipopular e antinacional, sempre pronto a distorcer, mentir e omitir para ajudar seus aliados tucanos e prejudicar o governo

O que a Folha busca é uma espécie de salvo conduto para pisar ainda mais fundo no seu jornalismo de forte viés antipopular e antinacional, sempre pronto a distorcer, mentir e omitir para ajudar seus aliados tucanos e prejudicar o governo (Foto: Bepe Damasco)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Acabo de ler no portal UOL, da Folha de São Paulo, uma notícia com algum destaque sobre a impunidade dos envolvidos no mensalão tucano, embora esse escândalo seja mais antigo do que o mensalão petista, que deu origem à Ação Penal 470.

Quem acredita nos bons propósitos e no senso de justiça da Folha ao cobrar isonomia de punição entre petistas e tucanos acredita em tudo, como costuma dizer o Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A estratégia dos veículos de comunicação dos Frias é clara. Depois de publicar um milhão de matérias negativas sobre o PT, Lula, Dilma, Petrobras, movimentos sociais e combater sistematicamente as teses e ideias consideradas de esquerda, a Folha publica uma sobre as mazelas da oposição, especialmente dos tucanos.

Trata-se de um esforço inútil que visa vender para o leitor incauto o peixe de que o jornal permanece fiel à sua uma linha editorial "plural e apartidária". Uma piada de mau gosto, já que somente durante a passagem de Cláudio Abramo pela diretoria de redação do jornal, nos anos 80, a Folha honrou esses compromissos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além de ter apoiado entusiasticamente o golpe civil-militar de 1964, ao lado de Estadão, Globo e Jornal do Brasil, a Folha chegou a emprestar viaturas para a Oban transportar presos políticos rumo às masmorras da repressão. São fatos históricos e de conhecimento público.

E do primeiro governo Lula para cá o jornal, juntamente com seus irmãos siameses do cartel da mídia, abandonou os princípios mais comezinhos do bom jornalismo, em nome de uma campanha antipetista visceral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso não lhe impede de cinicamente tentar demarcar (uma vez na vida, outra na morte) alguma diferença com seus parceiros mais xiitas e panfletários do PIG, como o Globo e a Veja. Na última campanha eleitoral, foi a Folha quem primeiro noticiou o escândalo do aeroporto de Cláudio, construído por Aécio Neves nas terras da família.

Só que antes e depois dessa notícia sua cobertura das eleições presidenciais foi profundamente parcial. Muitas vezes suas edições mais se assemelhavam a um panfleto do PSDB. Conforme mostraram os pesquisadores da UERJ, no primoroso trabalho conhecido como Manchetômetro, mais de 90% das chamadas de primeira página dos jornalões foram negativas para a presidenta Dilma Rousseff.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A verdade é que quando publica matérias como a de hoje sobre a não punição dos réus do PSDB e aliados do mensalão tucano, o que a Folha busca é uma espécie de salvo conduto para pisar ainda mais fundo no seu jornalismo de forte viés antipopular e antinacional, sempre pronto a distorcer, mentir e omitir para ajudar seus aliados tucanos e prejudicar o governo.

Ainda bem que, fora os fanáticos direitistas que pedem intervenção militar nas ruas e os analfabetos políticos que se pautam pelo ódio, cada vez menos gente dá crédito ao monopólio midiático brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO