Pior crime de Bolsonaro pode ser punido

"Demais ministros do STF, além de Toffoli, vão decidir se as decisões sobre as duas acusações da CPI da Covid devem ser mantidas ou não", diz Eduardo Guimarães

Bolsonaro e enterro durante a pandemia da COVID-19
Bolsonaro e enterro durante a pandemia da COVID-19 (Foto: Reprodução/Youtube | REUTERS/Bruno Kelly)


Clique aqui para receber notícias do Brasil 247 e da TV 247 no WhatsApp

Joias, espionagem de adversários, bloqueio de eleitores adversários, uso de recursos públicos na própria reeleição... Os possíveis crimes de Bolsonaro que vêm sendo investigados -- e uso o adjetivo "possível" em deferência à letra fria da lei -- não são nada diante do maior deles, o crime de genocídio, que, indubitavelmente, ele praticou. 

Segundo o jornal O Globo, em março o ministro do STF Dias Toffoli arquivou dois processos contra Bolsonaro propostos ao Tribunal pela CPI da Covid. Concordou, assim, com o entendimento do procurador-geral da República, Augusto Aras, que, como fez ao longo de todo o governo Bolsonaro, adotou, mais uma vez, posicionamento favorável ao ex-presidente. 

As denúncias contra Bolsonaro foram feitas ao STF em novembro de 2021 pela PGR, seguindo recomendações do relatório final da CPI da Covid, encerrada um mês antes.

continua após o anúncio

Bolsonaro foi acusado por não utilizar máscara e, assim, incentivar outros a não fazê-lo. E, por várias outras razões, foi acusado do crime de "causar epidemia", ao lado dos então ministros Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa), Eduardo Pazuello (Saúde) e Marcelo Queiroga (Saúde). 

Então ficamos assim: Bolsonaro pode até vir a ser preso por vários crimes, menos pelo pior deles -- ou será que inflar fortemente o número de mortes de uma pandemia na proporção de centenas de milhares  de vítimas não é o crime mais hediondo que se possa conceber?

continua após o anúncio

Sendo assim, o ex-presidente fascista, que tentou implantar mais uma ditadura militar no Brasil, tem grande chance de amargar, aí, no máximo uns 5 anos de cana em regime fechado. Ficará, portanto, impune das mortes mesmo por ter roubado o povo brasileiro e estimulado e contribuído para legiões de compatriotas se matarem. 

Urge investigá-lo e, se considerado culpado em um julgamento justo, puni-lo exemplarmente, para que nenhum outro político ouse chegar tão longe, no pior sentido da expressão "chegar tão longe". 

continua após o anúncio

A boa notícia, pois, é a de que Bolsonaro pode vir a responder pelo maior de todos os seus crimes. Agora, os demais ministros do STF, além de Toffoli, vão decidir se essas decisões sobre as duas acusações da CPI da Covid devem ser mantidas ou não.

O julgamento está previsto para ocorrer entre os dias 28 de abril e 8 de maio, no plenário virtual do STF, sistema pelo qual cada ministro deposita seu voto. Se o STF estiver mesmo decidido a fazer Justiça, Bolsonaro será investigado e, assim, um dos maiores crimes de um governante na história deste planeta pode finalmente ser punido. 

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247