CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Plano Nacional do Fracasso

A crise da educação no Brasil não é uma crise, não é um probleminha qualquer. É um projeto arquitetado, armado, velado para continuarmos na santa ignorância de nossas vidas pequenas

Brasília - Presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, durante cerimônia de assinatura da MP para reestruturação do ensino médio (Valter Campanato/Agência Brasil) (Foto: Geovanne Soares)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto. – Darcy Ribeiro

A tal crise, descrita na frase de Darcy Ribeiro, é um incômodo pessoal referente aos rumos da educação brasileira com o golpe de 64. Com aquele dia 1 de Abril de 1964, não se sabia mais se a educação seria valorizada ou seria sucateada. Mas fica a reflexão, a educação, no Brasil, algum dia foi levada a sério?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temos em curso o Plano Nacional da Educação (2014-2024).Pra quem não sabe, são 20 metas que, supostamente, o país deveria alcançar até o prazo máximo. Mas, estamos perto disso? Os brasileiros conhecem o plano? O que ele aborda?

Bom... não serei eu que destrincharei o Plano por completo. Não sou nenhum entendedor supremo de educação e ele está online pra quem quiser ver, mas de uma coisa eu sei, ele não está funcionando.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Das 20 metas, só 1 está em processo mais avançado. Que é a oferta de escolas integrais em todo o país. Os 10% do PIB parecem lenda e a LDB parece uma lei bem descartável. Ninguém liga pra ela – ninguém=quem detém o poder de cumpri-la -.

Não sou do ramo das exatas, mas é uma lógica bem simples. Educação traz conhecimento e o conhecimento liberta. Um povo sem educação não é livre. Não é ciente de seus direitos e deveres. É um povo pisado e massacrado todos os dias por atrocidades tamanhas que nem sabemos quais são, de tamanha ignorância.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não aprendemos desde pequenos sobre nossa constituição. Não sabemos nada sobre estatutos. Não conhecemos direitos básicos. Não exercemos – por falta de conhecimento – nossa cidadania plena. Quando botamos o lixo pra fora: “Pronto! Agora, num passe de mágica, ele sumirá daqui e nada mais me importa!” (sem pensarmos que aquilo é nossa responsabilidade).

 A educação é libertadora, é eficaz, é linda de se ver e experimentar!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As pessoas no ensino médio não sabem ler, ou pior, no ensino superior.

Nossa taxa de analfabetismo ainda é altíssima. Mais ou menos 16 Milhões de Brasileiros não sabem ler e escrever. (Isso é a população do Chile inteira). CHEGA!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

EU QUERO LER, QUERO ESCREVER UMA CARTA PRA MEUS FILHOS!

QUERO ENTENDER O QUE ESTÁ NO JORNAL!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A educação plena é à base de um país. Mais valor aos profissionais da educação. Um cargo de nível médio num tribunal tribunante tribunado ganha mais que um professor com licenciatura plena! Isso não é só um descaso como uma vergonha total! Veja bem que eu não desvalorizei os profissionais que atuam em tribunais ou qualquer coisa do tipo... mas percebe a desigualdade? Percebe a deslealdade?

A crise da educação no Brasil não é uma crise, não é um probleminha qualquer. É um projeto arquitetado, armado, velado para continuarmos na santa ignorância de nossas vidas pequenas.

A educação liberta. E a liberdade de um povo deve ser combatida...

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO