CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Pobrezinho do Ciro!

"O candidato do PDT tem o direito de dizer o que quiser na tentativa de ganhar votos, mas deve arcar com as consequências", adverte Helena Chagas

Candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Então vamos combinar assim: o Ciro Gomes pode chamar o Lula de ladrão, atacar o Alckmin como socialista radical - e ter seus posts retuitados pelos ministros bolsonaristas - mas torna-se um sujeito sensível e muito magoado quando o petista faz "uma campanha odienta" pelo voto útil para ganhar no primeiro turno. Coitadinho do Ciro!

Vamos e convenhamos, o candidato do PDT tem todo o direito de dizer o que quiser na tentativa de ganhar votos, mas deve arcar com as consequências de suas escolhas. A principal delas, no momento, é ser ou não instrumento de forças que querem, de qualquer jeito, forçar a realização de um segundo turno - no qual já se sabe de antemão que ele não estará. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes de tudo, Ciro está, ainda que involuntariamente - pessoalmente, não acredito que seja de outra forma - fazendo o jogo de Jair Bolsonaro, cujo único objetivo deve ser adiar a derrota por um mês. Uma senhora ajuda, a julgar  pelos posts do general Heleno, do ministro Fabio Faria e de outros bolsonaristas de quatro costados reproduzindo falas recentes do pedetista.

Uma outra camada de comprometimento de Ciro - e esta nada acidental - parece ser com o establishment, no qual se inclui a grande mídia, em seu esforço para forçar a realização de um segundo turno de qualquer maneira. Esse pessoal não tem mais ilusões quanto à reeleição de Bolsonaro, e nem a quer. Mas deseja ter um Lula mais dócil e flexível a negociações com os setores mais conservadores - o que ficaria mais difícil com uma acachapante vitória em primeiro turno.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Boa parte da mídia vem comprando a versão do Lula "odiento" que, pessoalmente, está fazendo campanha pelo voto útil para tirar votos do pobrezinho do Ciro - como se isso não fosse do jogo, qualquer jogo eleitoral, ou se tolhesse a vontade do eleitor.

Visão equivocada também por infantilizar a menosprezar a capacidade de discernimento de quem vota, dentro daquele que parece ser o movimento principal da maioria da sociedade brasileira neste momento: livrar-se do fascismo, derrotar o bolsonarismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como dissemos acima, cada um é responsável por suas escolhas e, a partir delas, ocupará seu papel para a posteridade. O Ciro administrador competente e político de biografia correta, apesar de genioso, ainda tem chances de correr e pular no bonde certo da história.

Se não o fizer, pode ficar na dramática situação dos políticos que são bypassados pelo próprio eleitorado - até porque ninguém é dono de ninguém, e quem decide se haverá voto útil ou não é quem vota. Para Ciro, isso pode ser o fim.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO