CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Tarso Genro avatar

Tarso Genro

Advogado, político filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi governador do Rio Grande do Sul, prefeito de Porto Alegre, ministro da Justiça, ministro da Educação e ministro das Relações Institucionais do Brasil

225 artigos

blog

Política e culpa na crise de hegemonia

Quando 65% dos eleitores afirmam que estão dispostos, "com certeza", a votar nas próximas eleições em quem "nunca foi político", algo de gravíssimo está acontecendo. A rejeição à política é uma rejeição, tanto à república democrática, como às saídas democráticas possíveis para as crises

Manifestações contra corrupção Congresso Nacional (Foto: Tarso Genro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Todos os que ainda não desistiram de integrar o pacto republicano fundado na democracia política, tem seus juízos sobre culpas, responsabilidades atenuadas (ou graves) dos seus líderes ou liderados políticos, dos seus partidos e alianças. Neste texto não pretendo debatê-los, mas falar sobre a radicalidade da crise que estamos imersos e a possibilidade de encontrarmos, logo adiante, um "beco-sem-saída". 

Nesta hipótese instalar-se-ia um "bloqueio"que só beneficiaria os que -escondidos na névoa da decomposição ético-moral e institucional da República- pretendem safar-se para fruir os seus "lucros" clandestinos no esquecimento, após alguns anos de tormenta. Quando 65% dos eleitores afirmam (Data Poder 360 -20.04, Fernando Rodrigues) que estão dispostos, "com certeza", a votar nas próximas eleições em quem "nunca foi político", algo de gravíssimo está acontecendo. A rejeição à política é uma rejeição, tanto à república democrática, como às saídas democráticas possíveis para as crises.

Em primeiro lugar faço um registro que julgo relevante para o exame da crise. Nossa história mostra que se enganam os que pensam que os delatores -tanto empresários como executivos da Odebrecht- incluídos Marcelo, Emílio e Alexandrino, são seres excepcionais, estranhos à ética do capitalismo cartorial de extração escravista, vigente no país, ou que eles são pessoas desviadas do comportamento da ampla maioria do grande empresariado brasileiro. Seu comportamento, na verdade, é típico de um capitalismo que emergiu como dependente, baseado na expropriação intensiva da força de trabalho, que promoveu nos seus protagonistas, os capitalistas brasileiros -com raras exceções- não uma debilidade "moral" em sentido lato, mas uma certeza de dominador, que os faz se avocarem como heróis do progresso. 

Nada mais falso do que presumir que os Odebrecht são exceções. Nosso capitalismo, fruto de uma situação em que o Estado se formou antes da sociedade civil, através das capitanias hereditárias, construiu-se (com as raras exceções de empresas familiares principalmente originárias do "interiorizão") tanto sacando dos fundos públicos os seus recursos para investimento, como controlando as políticas, os partidos, o Estado e as organizações da sociedade civil, para transitar seus interesses. Utilizou em regra uma mão-de-obra obreira com pouca capacidade de organização e resistência, e viu a cidadania entrar nas suas fábricas somente a partir do "populista" (já diziam à época) Getúlio Vargas . 

Um sistema tributário regressivo, uma obsessão pelo controle dos mecanismos de financiamento do Estado, um escasso reinvestimento na qualificação-inovação, uma "patrimonialização" pessoal rápida dos resultados e uma vocação para sonegação, sempre caracterizou a maioria destes grandes grupos empresariais, o que sempre fez das pequenas e médias empresas e das classes médias, os principais pagadores de impostos no país. Não são eles,os grandes grupos empresariais, os principais pagadores de impostos! 

Os delatores, neste quadro, devem ser considerados como os autênticos representantes do empresariado junto ao Estado e a sua burocracia, com quem eles sempre repartiram o poder, nas suas alta cúpulas, nos cartórios, nas agências de financiamento e nas suas estruturas formais de controle. O Estado sempre lhes pertenceu e os recebeu como pessoas "comuns", com direitos superiores aos demais, mas, se seus atos ilegais agora poderão ser apurados e eventualmente punidos, o Estado, mesmos lhes considerando como indivíduos "desviantes" das regras do Direito, não terá o poder de fazê-los marginais dentro da sua própria classe.

Estes grandes grupos sempre operaram da mesma forma na sua relação política com o Estado, e o seu dever nunca foi "colaborar" com o poder público, mas gerar lucros, como se requer de qualquer empresa privada competente em todos os lugares do mundo, a não ser que em algum momento contingente ocorra uma confluência de interesses muito especiais, como nas requisições em caso de guerra. Marcelo Odebrecht enganou-se quando disse que "isso acontece há mais de 30 anos": "isso" é a própria formação, tanto do Estado moderno versão brasileira, como dos nossos grandes grupos empresariais, que controlam ou influenciam a economia e a maioria dos Partidos políticos, mormente através do financiamento eleitoral, legal ou ilegal. 

A Odebrecht caiu na rede, não porque ela seja pioneira, mas porque -inclusive por fatores relacionados com a melhoria dos controles do Estado brasileiro (ocorrida nos últimos anos)- circunstancialmente concorre a necessidade de outras empresas globais, de liquidá-la, pela força que ela vinha adquirindo no mercado mundial. Nenhuma multinacional global tem diferenças radicais da Odebrecht ou de qualquer outra grande empresa mundial, no que tange aos seus pressupostos de moralidade, no tratamento oportunista com o poder público.

Independentemente de que sejam verdadeiras as acusações que pesam sobre os mais importantes e influentes quadros políticos do país, de que possam ser recompostas, ou não, as relações internas no STF, cujos Ministros mais eminentes estão mudos ou tornaram-se militantes diretos de causas políticas de Partido; independentemente do arriscado voluntarismo de representantes do MP apresentarem-se como refundadores da República e depositários da ética pública; independentemente de que Lula possa ser condenado -com ou sem provas- nos variados processos que foram abertos contra ele; de que o atual Presidente esteja sendo cotejado por provas materiais que surgem a cada momento --independentemente de tudo isso-- vai se abrindo um vácuo de poder, que pode transformar a "exceção" relativa, em "exceção absoluta." E esta, reputo, mesmo para aqueles que apostam numa "intervenção militar" -aliás por enquanto soterrada pela moderação republicana expressa pelo Comandante Villas Boas- também não é uma boa saída.

A guilhotina da plutocracia estatal, que está em ascenso nas três esferas de Poder, não será uma mão da Convenção republicana, através da qual a burguesia semeou o seu Terror de classe na Revolução Francesa, mas será a mão do Jornal Nacional. Esta, não só tem feito a pauta política do país, mas tem adiantado julgamentos e sugerido punições, assumindo a responsabilidade de dirigir politicamente a nação, face à prostração -ou moral, ou ideológica- dos demais poderes, bem como da brutal vulnerabilidade dos Partidos políticos majoritários.

O problema é que aquilo que simboliza, hoje, o Jornal Nacional, não é uma abstração fantasmática e ideologizada de um poder em formação, mas é a política de uma constelação de grupos econômico-financeiros que já detém o poder real sobre o Estado, com seus quadros dirigentes altamente politizados. Esta "rede" de relações políticas e financeiras, que já substitui e comanda os partidos majoritários -agregando instituições da sociedade civil e boa parte da alta burocracia do Estado- conformou o partido real do projeto liberal-rentista no Brasil, que tem -como já é comprovável empiricamente- não só um Programa claro de reformas, mas também uma vocação concreta e autoritária de poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


A crise política foi substituída -como estudara Gramsci nos seus "Quaderni" dos anos 30- por uma "crise hegemonia" (...), "crise de comando e de direção na qual o consenso espontâneo" se esboroa, "quando as classes se separam dos seus partidos tradicionais", (e a situação) passa ser "mais delicada e perigosa, porque abre espaço aos homens providenciais ou carismáticos." O pior é que, nas circunstâncias atuais, estes "providenciais" e "carismáticos" sequer emergirão dentro da igualdade formal da luta política, através de eleições livres, mas poderão surgir -chancelados ou não por eleições- como puro produto da manipulação daquele partido "novo tipo", promotor hegemônico das contra-reformas já em curso. 

A comédia democrática, engendrada pela grande mídia (tornada um partido "novo tipo"), não tem contraponto num Congresso de maioria leniente, medrosa ou corrupta. Por isso este teatro se dá o luxo de colocar no palco principal apenas uma figura estranhamente intocada: o Juiz Moro, que paira impávido e inatacável por aquele novo partido hegemônico. É um homem aparentemente só, promotor da "exceção", que alterou radicalmente o processo penal, sem reformas legais, avalizou a República de forma jacobina e assim tornou-se Juiz Supremo de todas as instituições do Estado. Isso tem precedentes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO