CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jandira Feghali avatar

Jandira Feghali

Médica, deputada federal (PCdoB-RJ) e defensora da democracia.

145 artigos

blog

Ponto Final

Espero que possamos recuperar a boa convivência, não apenas na esquerda, mas com forças mais amplas. Não enfrentaremos o fascismo só com as nossas forças. A esquerda já cometeu muitos erros e precisamos ir além de nós e principalmente para junto do povo

Ponto Final (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tenho lido muita coisa nas redes sobre a relação entre os partidos de esquerda e suas posições na Câmara. Sempre acredito no bom senso, na memória política das lideranças de esquerda, nas que formam opinião e na sororidade, mas lamento dizer que tenho visto faltar algumas dessas coisas nos comentários e nas cobranças feitas.

A discordância de posições táticas pode existir. Às vezes são pontuais e outras têm maior importância estratégica. Nos momentos mais difíceis da vida política deste país, o PCdoB e sua militância nunca faltaram. Aliás, ocupou a linha de frente quando muitos estiveram acuados ou até ausentes, batendo nos governos Lula e Dilma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nas últimas eleições, quando outros da esquerda mantiveram suas candidaturas, nós, os únicos, retiramos a nossa, Manuela, para somar com Lula preso e depois na vice de Haddad. Nas lutas do campo, da cidade, nos duros enfrentamentos com a repressão, nas batalhas na Câmara e Senado, nunca nos omitimos. Nossa posição é clara e aguda contra o governo fascista de Bolsonaro e disso ninguém pode ter dúvida.

Em todas as questões táticas com peso estratégico, eleitorais, na luta social concreta, na conquista democrática que é estrutural do nosso país, sempre, sempre, demos enormes contribuições.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agora, na eleição da mesa da Câmara, como em outras anteriores, tivemos posições iguais ou diferentes na esquerda. Os blocos parlamentares que se formam não são programáticos e se desfazem nos primeiros dias. Dizer diferente à sociedade é mentir, desinformar. Dizer que os blocos feitos constituem-se como blocos de atuação na casa, nos colocar em campo separado, como se estivéssemos fora da oposição, além de uma falácia, é jogar na ruptura – e não na unidade.

As bancadas menores se juntam para ampliar espaços e relações políticas. A decisão do PCdoB em relação à presidência da Câmara pode ser objeto de debate, pois optou por não marcar posição apenas, mas jamais de desqualificação ou de insinuações oportunistas e desqualificadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes de iniciada a votação, ficamos chocados com algo mais grave: parte da "esquerda" tentou reverter uma importante decisão da mesa diretora anterior da Câmara, tomada em dezembro e publicada no DO (Diário Oficial) da Câmara recentemente, que garante ao PCdoB, que decidiu por incorporação partidária para superar a restrição da cláusula de desempenho. Isto significa impedir o funcionamento parlamentar pleno do PCdoB.

Esta atitude revela uma visão casuística e puramente matemática contra a liberdade de organização e ação de um partido como o nosso, que teve na clandestinidade seu maior tempo de existência. Sinceramente, esperávamos isto dos fascistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temos o hoje e teremos o amanhã. Sabemos QUEM ENCONTRAREMOS NA LINHA DE FRENTE!!!

Espero que possamos recuperar a boa convivência, não apenas na esquerda, mas com forças mais amplas. Não enfrentaremos o fascismo só com as nossas forças. A esquerda já cometeu muitos erros e precisamos ir além de nós e principalmente para junto do povo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aliás, é do que precisamos tratar e debater!!!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO