CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Carlos Bresser-Pereira avatar

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas onde pesquisa e ensina teoria econômica e teoria política desde 1959. Foi Ministro da Fazenda (1987) e Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98). É doutor honoris causae pela Universidade de Buenos Aires

41 artigos

blog

Por que déficit zero se os outros países apresentam déficits positivos?

Quando Lula declarou que não lutaria por um déficit zero, que determinadas despesas e investimentos são mais importantes, ele se revelou realista e correto

Fernando Haddad e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reuters | ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em 2017, o Congresso aprovou um monstrengo fiscal, a emenda do Teto de Gastos. Ela determinou o congelamento dos gastos do governo em termos reais. Como o PIB e a população continuam a crescer, determinou que esses gastos caíssem em relação à renda nacional e por habitante.

A armadilha do Teto de Gastos, além de se constituir em um absurdo econômico e de não ter condições de ser cumprida no médio prazo, era uma armadilha econômica e política da qual era difícil sair.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a posse de Lula na presidência, seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encontrou uma saída. Teve a ideia e o governo logrou aprovar o Arcabouço Fiscal, no qual não havia qualquer teto de gastos. Mas havia nela um compromisso fiscal, não uma obrigação, de se manter o deficit público zerado. Um compromisso que talvez fosse necessário para a aprovação da lei, mas não era nem realista nem aconselhável. Um compromisso que Fernando Haddad vem mantendo.

Quando o Presidente Lula declarou que não lutaria por um déficit zero, que determinadas despesas e investimentos são mais importantes, ele se revelou realista e correto. Como era esperado, o mercado financeiro protestou e a Bolsa caiu, enquanto os economistas e jornalistas liberais afirmavam que política venceu a economia. Quem realmente venceu foi a inteligência e o bom-senso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por que deficit público zero? A resposta é pronta: Para baixar a inflação. Mas a meta de inflação é 3,25, com tolerância, é de 4,75, e a perspectiva de inflação para este anos é de 4,86%. Estamos muito próximos da meta.

Por outro lado, nos Estados Unidos, que também está procurando baixar a inflação, o deficit público em relação ao PIB é de 8,20% e na Zona Euro, 3,6% do PIB. O déficit nos Estados Unidos é excessivamente alto, não o da Zona do Euro. Não estou propondo que o Brasil tenha um deficit público semelhante ao ao da Zona Euro, mas um déficit fiscal zero definitivamente não faz sentido.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO