CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Precisamos falar de democracia

Por tudo, principalmente pela sobrevivência da democracia, é urgente e necessário que todos – no próximo domingo (28) – estejam conscientes de que somente um dos candidatos respeita as instituições democráticas, os direitos humanos e as garantias constitucionais. Esse candidato, gostem ou não, é Fernando Haddad

Precisamos falar de democracia (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

David Runciman, professor de política na Universidade de Cambridge - em seu livro "Como a democracia chega ao fim" (Título original: How Democracy Ends) – observa que: "Quando uma democracia fracassa, geralmente esperamos por um fracasso espetacular. É um acontecimento público, tão bem conhecido na história moderna que já adquiriu todo um cerimonial próprio. A democracia já morreu muitas vezes em todo o mundo. Sabemos como isso ocorre (...)"

A grande questão do século XXI, para Runciman, "é saber por quanto tempo poderemos manter os arranjos institucionais em que estamos tão habituados a confiar, a ponto de nem notar mais quando param de dar resultado. As eleições regulares são um desses arranjos e continuam a ser o grande alicerce da política democrática. Mas também envolvem corpos legislativos democráticos, tribunais independentes e uma imprensa livre. Todos eles podem continuar a funcionar da maneira habitual, mas sem nos proporcionar o que deviam garantir".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim, dentro de uma suposta normalidade democrática, não percebemos – ou não queremos perceber - que a democracia pode estar entrando em falência mesmo permanecendo de certo modo intacta.

Neste diapasão é certo, e a história confirma, que muitos ditadores se valeram do jogo democrático para derrubar a própria democracia. Não foram poucos os ditadores que ascenderam ao poder através do voto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É certo também que ditaduras já se instalaram justificadas pelos mais variados e esdrúxulos motivos: em nome de "Deus"; em nome da "tradicional família"; pela "Pátria"; pela ameaça "comunista" e, notadamente, em nome do fantasmagórico combate a corrupção.

Não, definitivamente não. Nada, absolutamente nada, justifica a ditadura ou qualquer "movimento" – se assim preferem chamar – que leve a democracia a falência. Ditadura, necessário repetirmos, que pode se instalar com as instituições "funcionando normalmente".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não podemos nos olvidar que muitas instituições e pessoas que apoiaram no Brasil o golpe militar de 1964 - que resultou em uma ditadura que durou 21 anos - somente recentemente reconheceram o grave erro e pediram desculpas. Desculpas que não apagaram as marcas indeléveis deixadas pelas torturas. Desculpas que não devolveram às mães os filhos desaparecidos. Desculpas que não ressuscitaram os que foram sumariamente assassinados pelo regime militar.

É preciso estarmos sempre atentos e vigilantes em relação a democracia. Muitas vezes, a ditatura chega "envergonhada" para aos poucos se escancarar e colocar em prática medidas extremas como o fechamento do Congresso, suspensão do habeas corpus e a pratica da tortura como política de Estado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por tudo, principalmente pela sobrevivência da democracia, é urgente e necessário que todos – no próximo domingo (28) – estejam conscientes de que somente um dos candidatos respeita as instituições democráticas, os direitos humanos e as garantias constitucionais. Esse candidato, gostem ou não, é Fernando Haddad.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO