CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Benedita da Silva avatar

Benedita da Silva

Deputada federal pelo PT-RJ, ex-governadora do Rio de Janeiro e primeira senadora negra do Brasil

63 artigos

blog

Precisamos resgatar a UERJ da lixeira neoliberal do Estado mínimo

O que está acontecendo com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a nossa respeitada e querida UERJ, expressa muito bem a agonia de um povo sufocado pelas mãos insensíveis do governo golpista de Temer e por um governo estadual submisso e conivente

Rio de Janeiro - Alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) mantém ocupação e impedem alunos, funcionários e professores de entraram na unidade e retornarem às aulas (Tânia Rêgo/Agência Brasil) (Foto: Benedita da Silva)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quando uma universidade pública deixa de funcionar por falta de recursos é o futuro da sociedade que paga o preço. O que está acontecendo com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a nossa respeitada e querida UERJ, expressa muito bem a agonia de um povo sufocado pelas mãos insensíveis do governo golpista de Temer e por um governo estadual submisso e conivente.

Há muito tempo que os estudantes, os docentes e os funcionários vêm denunciando a situação de sucateamento da Universidade. Salários e bolsas atrasadas há vários meses e serviços terceirizados em grande parte ou paralisados ou reduzidos ao mínimo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Denuncio a gravíssima situação da UERJ porque defendo a educação pública gratuita e de qualidade e porque sabemos que a omissão do governo do Estado é na verdade uma política de se desfazer de tudo o que é público e de priorizar os interesses privados.

Não é algo acidental, mas uma política deliberada. Por isso estamos ajudando a mobilizar a sociedade democrática fluminense para não deixar a UERJ morrer. Sabemos que o governo federal deve ao estado do Rio de Janeiro cerca de 50 bilhões de reais da Lei Kandir e que as petroleiras se recusam a corrigir o valor desatualizado dos royalties. Além disso, temos conhecimento de que o governo federal, em 2016, arrecadou em nosso estado cerca de R$ 130 bilhões, mas devolveu ao estado e aos municípios fluminenses apenas R$ 20 bilhões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Digo isso para mostrar que, mesmo em momento de crise, o Rio de Janeiro tem recursos financeiros para resolver seus problemas, o que não tem é a vontade política do governo, tanto estadual como federal.

A luta pela sobrevivência da UERJ, como também a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), que está abandonada, lá em Campos, representa um movimento conjunto dos estudantes, seus maiores prejudicados, dos professores e funcionários, mas também do povo em geral, especialmente daqueles segmentos que não podem pagar uma faculdade particular. Precisamos resgatar a UERJ da lixeira neoliberal do Estado mínimo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A UERJ deve resistir! 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO