CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marco Mondaini avatar

Marco Mondaini

Historiador e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Coordena e apresenta o programa Trilhas da Democracia, exibido aos domingos na TV 247.

105 artigos

blog

Prefeito João Campos, deixe as mulheres cuidarem de si!

Prefeito João Campos, ao invés de interromper judicialmente essa belíssima ação de engajamento, vá aprender com mulheres guerreiras e deixe-as cuidarem de si!

(Foto: Reprodução Movimento Olga Benário)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

No dia 8 de março do corrente ano, um conjunto de mulheres de várias faixas etárias do Coletivo Olga Benário ocupou uma casarão abandonado pertencente à Prefeitura da Cidade do Recife, situado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, n.720, no bairro dos Aflitos – uma das áreas mais valorizadas da capital pernambucana – criando por iniciativa própria um Centro de Referência voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica – o Soledad Barrett.

A data da ocupação (Dia Internacional das Mulheres), o nome do Coletivo de Mulheres (a mulher do líder comunista Luiz Carlos Prestes entregue aos nazistas por Getúlio Vargas) e o título do Centro de Referência (a comunista paraguaia entregue à equipe do delegado Fleury pelo seu companheiro à época – o agente duplo Cabo Anselmo) são demonstrativos da disposição de luta dessas mulheres que começaram a agir em defesa das suas “irmãs” violentadas no seio doméstico, num estado que ocupa a 3ª posição no ranking de mulheres assassinadas no país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Funcionando com o trabalho voluntário de profissionais especializadas (psicólogas, advogadas, assistentes sociais e fisioterapeutas) e com o engajamento de estudantes e dona de casa, em esquema de revezamento 24 horas por dia, o Centro Soledad Barrett dá ao casarão abandonado do nobre bairro dos Aflitos a importantíssima função social de efetivar uma ação, no campo das políticas sociais, direcionada às camadas mais vulneráveis e fragilizadas da população do Recife – as mulheres pobres violentadas.

Pois bem, essa valiosíssima iniciativa de ação social cidadã (não assistencialista, pois que politizada, à medida em que, concomitantemente, representa um ato de chamamento à Prefeitura do Recife para que cumpra suas responsabilidades no campo das políticas públicas voltadas ao combate à violência doméstica contra as mulheres pobres), está sob risco iminente de ser interrompida bruscamente devido à decisão judicial de desapropriação do espaço no dia 20 de junho, a poucos dias de uma das festas mais importantes para a população de toda a região Nordeste – o São João.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Prefeito João Campos, ao invés de interromper judicialmente essa belíssima ação de engajamento voluntário, vá conversar (e aprender) com essas mulheres guerreiras e deixe-as cuidarem de si!

Em tempo: todo apoio público (não coercitivo) será muito bem vindo...

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO