CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Presidente não tem que ter podcast

"Nenhum presidente pode prescindir, numa democracia, da intermediação dos partidos para governar e da imprensa para falar com a população", afirma Alex Solnik

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

No primeiro discurso após decretar a ditadura, mais tarde conhecida como Estado Novo, a 11 de novembro de 1937, Getúlio Vargas disse que fechava todos os partidos porque não seriam mais necessários: 

“Não preciso de intermediários; vocês vão fazer suas reivindicações diretamente comigo”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao assumir a presidência dos Estados Unidos, em 2016, Donald Trump disse que a imprensa é sinônimo de fake news e passou a se comunicar diretamente com a população por meio do Twitter e outras redes intituladas sociais, onde podia mentir à vontade. 

Dois anos depois, seu imitador nos trópicos, adotou, na presidência da República, uma ferramenta de propaganda como forma de comunicação do governo. Surgiram as lives do Bolsonaro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nenhum presidente da República pode prescindir, numa democracia, da intermediação dos partidos para governar e da imprensa para falar com a população. 

Live ou podcast faz sentido numa campanha eleitoral, não num governo, porque é propaganda. E, governo democrático, não precisa fazer propaganda, precisa governar. E ser questionado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se o presidente Lula quer falar bastante com os brasileiros, tem várias opções à disposição. Pode convocar entrevistas coletivas semanais, em diversos formatos, pode dar entrevistas exclusivas, pode convocar rede nacional de rádio e TV. 

Live ou podcast é uma forma autoritária de comunicação, de cima para baixo, que não combina com democratas, como Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Espero que ele não embarque nessa.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO