“Pró-Brasil” se assemelha, em tudo, a um manifesto tardio pró-positivismo

"...no qual o slogan 'ordem e progresso' foi ajustado para separar dois momentos de uma fantasia montada às pressas, sintetizada em um infográfico produzido pelo jardim de infância onde os filhos do presidente ainda engatinham, mentalmente"

Sem experiência política, o general Walter Braga Netto assume um plano de uma economia ainda sem rumo conduzida pelo atual governo
Sem experiência política, o general Walter Braga Netto assume um plano de uma economia ainda sem rumo conduzida pelo atual governo (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 na comunidade 247 no WhatsApp e siga o canal do Brasil 247 no WhatsApp.

Por Leandro Fortes, para o Jornalistas pela Democracia

O general Walter Souza Braga Netto, militar que ocupa, paradoxalmente, a chefia da Casa CIVIL do Palácio do Planalto, é também apontado como “presidente operacional” da República – uma dessas piadas tristes que emanam do circo bolsonarista e são, de imediato, naturalizadas pela mídia nacional.

Antes de ser ministro, Braga Netto comandou a intervenção federal no Rio de Janeiro. Em abril de 2019, estava no comando da tropa que assassinou, com mais de 80 tiros, o músico Evaldo Rosa dos Santos e o catador de papel Luciano Macedo. O primeiro foi confundido – com base na aparência – com um bandido, o segundo, ao tentar salvá-lo, também foi atingido. Os nove militares envolvidos no fuzilamento passaram menos de um mês presos.

continua após o anúncio

Braga Netto, agora, faz outros serviços.

O mais recente, foi o de anunciar um certo programa de recuperação futura da economia, para os dias pós-pandemia do coronavírus, a gripezinha que Bolsonaro acredita poder curar com atletismo, cloroquina e Vic Vaporub. Chama-se “Pró-Brasil” e se assemelha, em tudo, a um manifesto tardio pró-positivismo, no qual o slogan “ordem e progresso” foi ajustado para separar dois momentos de uma fantasia montada às pressas, sintetizada em um infográfico produzido pelo jardim de infância onde os filhos do presidente ainda engatinham, mentalmente.

continua após o anúncio

No power point apresentado aos jornalistas pelo general, consta uma seta ascendente que, do zero, chega a 2030, cheia de si, afrontosa, pisando nas inimigas.

Como esse milagre irá ocorrer, em uma década, segue sendo um mistério.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247