CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Dom Orvandil avatar

Dom Orvandil

Bispo Primaz da Igreja Católica Anglicana, Editor e apresentador do Site e do Canal Cartas Proféticas

312 artigos

blog

Profetas de Goiás se somam à luta contra o golpe

Denunciam o terror no espectro mais violento do golpe, em atendimento ao clamor fascista que pediu o retorno das prisões, torturas e mortes dos combatentes da justiça social, vinculando-se à barbárie aplicada pelo golpe de 1964

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Queridos Dom Eugênio Rixen e Pe. Celso Leonel Carpenedo

Saúdo-o com entusiasmo, Dom Eugênio, MD Bispo da Diocese de Goiás, Estado de Goiás, e ao Pe. Celso, Coordenador Diocesano de Pastoral, pela fidelidade de sua organização eclesiástica ao Evangelho na sua proposta de construção de uma sociedade justa, modelada pela convivência de iguais na justiça e diferentes culturalmente como pessoas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Suas vozes através da "Carta Aberta da Diocese de Goiás" – que posto completa abaixo – é legitimamente profética, sem esquecer que sua diocese é fonte de apoio aos movimentos sociais e, notadamente, à luta pela justiça na relação com a terra e seus frutos. Quando dei aulas aí em cursos de pós-graduações vivenciei alegrias enormes com alunos e alunas procedentes desse meio de consciência profunda de compromisso social libertador da fé.

Aí na histórica cidade de Goiás sua diocese segue o caminho duramente construído pelo inesquecível Dom Tomás Balduíno, o bispo da reforma agrária, e pelo povo heroico desde o enfretamento da escravatura e da resistência aos banditismos do famoso diabo velho, o Anhanguera, como era chamado pelos indígenas, porque era um dos bandeirantes mais violentos da história do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sua carta profética enuncia sem temer três fundamentos importantes, que devem iluminar a luta do povo brasileiro nesse momento de trevas.

Afirma de maneira cristalina que vivemos um golpe de Estado, o mais sujo de nossa história.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse sentido vocês se distanciam de um tipo de postura seguidista de amplos setores oportunistas de igrejas evangélicas e católicas, inclusive romana, pelo Brasil a fora. Eles apoiam e tentam tirar proveito econômico e político do golpe, fechando os olhos para todo o tipo de corrupção e sujeira, inclusive. Criminosamente alienados não se importam com o massacre da educação, da saúde, da alimentação, dos direitos sociais e das reformas ainda incipientes. Tanto que na educação nada dizem com o ídolo e símbolo imoral dos golpistas, o ator pornô Alexandre Frota.

Denunciam o terror no espectro mais violento do golpe, em atendimento ao clamor fascista que pediu o retorno das prisões, torturas e mortes dos combatentes da justiça social, vinculando-se à barbárie aplicada pelo golpe de 1964.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Nesse sentido, em alinhamento com a política e os novos rumos tomados o governo interino e o Poder Judiciário lançam uma ofensiva seletiva de criminalização dos movimentos sociais de luta pela terra e sobretudo de luta por Direitos. Essa convergência de forças está em uma busca pelos seus principais líderes. Recente ocorreu a prisão preventiva do companheiro Valdir Misnerovicz, dirigente estadual do MST, que sempre foi o interlocutor nesses enfrentamentos, sempre esteve em diálogos com a Igreja, com o Governo e sobretudo com os Movimentos Sociais e Trabalhadores Rurais", denuncia seu maravilhoso texto.

A criminalização dos movimentos sociais é face terrorista do fascismo que marca o desgoverno do interino golpista Michel Temer que sua carta, sua diocese e que todos temos que denunciar e a ele resistir.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta sexta feira, dia 10 de junho, nos manifestaremos aqui em Goiânia à frente do Ministério Público onde se encontra preso injustamente o irmão e companheiro Valdir Misnerovicz. Os objetivos da Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, integradas pela gigantesca participação de inúmeros segmentos dos movimentos sociais na sua diversidade, é o de denunciar a criminalização da luta contra o golpe e o de demonstrar a indignação popular contra este desgoverno golpista e pressionar pelo "Fora, Temer". Certamente nos encontraremos lá com representantes de sua diocese.

Neste ponto sua carta é contundentemente profética e evangélica. O conformismo oportunista de muitos ditos cristãos não tem nada de evangélico e de profético, muito menos. Pelo contrário, são a negação desses valores essenciais do Jesus Palestino, perseguido pelo império romano e amigo dos pobres.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sua carta é evangélica e profética também quando define a esperança dos que lutam com e pelo povo na construção de uma sociedade sem explorados e sem exploradores.

Esperar bondade e perfeição somente no céu ou que o bem seja realizado quando os humanos "decaídos" sejam resgatados pela "graça", além de ser balela teológica e política, é pura alienação dos que se aproveitam da fragilidade do povo para enriquecer comprando aviões, emissoras de tv, rádios, gráficas e no assalto à economia popular fechando os olhos para a corrupção hedionda apoiada pelo Planalto ocupado indevidamente pelo golpe, pelo legislativo, por boa parte do judiciário e da polícia, em desprezo à democracia e à verdade dos fatos.

"Reafirmamos o compromisso com a legalidade democrática, com o combate à corrupção, de um estado laico e transparente, mas também não queremos retrocessos nas conquistas dos direitos e garantias historicamente conquistados com muita luta e suor do povo brasileiro. A Igreja da Diocese de Goiás não se calará!", é o que se lê no lindo último parágrafo de sua maravilhosa e esperançosa carta.

Parabéns Dom Eugênio e Padre Celso pela carta profética de Goiás. Sua diocese ventila os pulmões de nossa fé com o ar santo dos profetas.

Este texto se harmoniza com as manifestações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e com a carta encíclica do Papa Francisco, a Laudato Si' sobre o cuidado da casa comum.

Na terra deserta de lealdade a Jesus sua carta é reforço nesta luta de nosso povo.

Espero que nos encontremos nesta sexta feira, 10 de junho, na manifestação em Goiânia contra o golpe de Estado movido pela ganância, apoiado pelos Estados Unidos e amplamente alavancado pela mídia iníqua, pelos bancos, pela burguesia branca de São Paulo e pelos machistas de ideias velhas e sem o Viágara da inteligência que se instalou no Planalto.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO