Gerson Jorio avatar

Gerson Jorio

Professor, engenheiro e jornalista. É autor, entre outras obras, do livro Eleição tem lógica

32 artigos

HOME > blog

Prognóstico: eleição proporcional de São Paulo

"São Paulo é o município com o maior número de cadeiras em disputa – logo, com a necessidade do menor quociente eleitoral em relação aos votos válidos do país"

Prognóstico: eleição proporcional de São Paulo (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Os times já estão escalados para disputar as vagas disponíveis na Câmara Municipal de São Paulo para os próximos quatro anos, com mandatos iniciando em 2025.

São vinte e nove partidos, sete organizados em três federações partidárias e outros vinte e dois disputando isoladamente, totalizando 1.008 candidatos (dados extraídos do site do TSE, em 28/08/2024, às 11h13).

De posse dos números referentes ao eleitorado de todas as eleições deste primeiro quarto do século XXI, com início em 2004 e término em 2024, e dos totais de votos válidos de 2002 a 2020, previ estatisticamente os números de votos válidos a serem concretizados em 06 de outubro de 2024. Veja o gráfico abaixo:

grafico-eleição-sp

São Paulo é o município com o maior número de cadeiras em disputa – portanto, com a necessidade do menor quociente eleitoral em relação aos votos válidos do país. Apresenta o maior eleitorado municipal do Brasil e, provavelmente, é o município com a maior quantidade de partidos organizados e estruturados para a disputa proporcional. Diante de tais características, observando os padrões de votação e de formação de votos de legenda em todas essas eleições, e cruzando as informações de votação de mais de 25 mil resultados, acredito que duas federações partidárias e doze partidos isolados conquistarão vagas na Câmara de Vereadores de São Paulo. São as federações PSOL/REDE e PT/PCdoB/PV, bem como os partidos MDB, UNIÃO, PODE, PL, PP, PSB, PSD, REPUBLICANOS, MOBILIZA, AVANTE, NOVO e PDT.

Abaixo, o prognóstico das vagas possíveis de serem conquistadas por esses partidos e federações partidárias.

prognostico-sp

Nos próximos artigos detalharei os motivos que me fazem pensar assim.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.