CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Renê Paulauskas avatar

Renê Paulauskas

Cartunista e escritor formado em sociologia e política pela FESP

7 artigos

blog

PT centro-esquerda

A polêmica atual sobre coligações de partido de direita ao PT é totalmente despropositada e, porque não, alienada sobre as características dos partidos dos trabalhadores no Brasil. Desde o primeiro mandato, Lula governou graças a coligações com o centro e a direita, pois, segundo ele próprio: “Não se governa sozinho” é preciso apoio do congresso

PT centro-esquerda (Foto: Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A polêmica atual sobre coligações de partido de direita ao PT é totalmente despropositada e, porque não, alienada sobre as características dos partidos dos trabalhadores no Brasil. Desde o primeiro mandato, Lula governou graças a coligações com o centro e a direita, pois, segundo ele próprio: “Não se governa sozinho” é preciso apoio do congresso.

Aliás, o PT sempre foi mais centro do que esquerda. Nos governos Lula e Dilma, os banqueiros ganharam muito dinheiro. O agronegócio, principal motor econômico via commodities, duplicou o uso de agrotóxicos, sendo a maioria da produção nacional soja transgênica. O Pré-sal foi descoberto por acaso, e só depois começou a se investir numa política desenvolvimentista.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao mesmo tempo, foi implantado um Estado de bem estar social, mínimo, se comparado aos países escandinavos, mas que foi de máxima importância para reerguer a economia possibilitando o consumo na base da pirâmide social, os pobres. Criou dezenas de universidades junto à mudança do exame nacional do ensino médio (ENEN) possibilitando o ingresso de milhões de estudantes que sem esse, dificilmente ingressariam na universidade. Criou o programa Minha casa, minha vida, assim como centenas de melhorias sociais e políticas de inclusão social.

Mas não por isso deixou de ser um partido de centro, centro-esquerda. Não mexeu no bolso dos mais ricos fazendo qualquer mudança no sistema tributário. Não mudou a política policial de ataque ao narcotráfico, verdadeiro massacre aos jovens pretos da favela. Seu crescimento econômico se deu principalmente por meio de parceria com os grandes fazendeiros exportando commodities.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que é impressionante é que mesmo com essa política, conseguimos, graças ao Estado de bem estar social, sair do mapa da fome, melhorar a condição dos pobres e da economia, iniciar um começo de revolução social, mesmo que lentamente. E quando através do Pré-sal, os royalties seriam destinados à educação e a saúde, veio o golpe.

E o golpe veio na América Latina toda. Existe um documentário que explica como se dá o ataque aos países em desenvolvimento, como era o caso do Brasil. Primeiro, as grandes corporações esperam o país crescer junto as suas indústrias e economia durante uns dez anos, depois invadem tomando pra si tudo que foi construído por esse tempo. Parece mais do que óbvio que nosso golpe tem essas características. E o único modo de governar virá com o apoio de parte desse congresso que se vendeu ao golpe. Infelizmente!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO