PT e PSB se unem e isolam Ciro

"O mais importante, nacionalmente, é que a neutralidade do PSB vai isolar Ciro. Ele não tem mais com quem se aliar. Foi-se a última esperança. Disputar a presidência somente com o PDT – pois o PCdoB deverá entrar na aliança PT-PSB, ao que tudo indica – é flertar com a derrota eleitoral. Uma derrota anunciada. Uma saída seria Ciro finalmente procurar o PT para se aliar a Lula em vez de esperar que o PT o procure", escreve o jornalista Alex Solnik

PT e PSB se unem e isolam Ciro
PT e PSB se unem e isolam Ciro (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

O acordo nacional que o PT fechou com o PSB, compreendendo 11 estados, dentre os quais Pernambuco e Minas Gerais é, sem dúvida, vantajoso ao PT e a Lula. Embora haja muitos protestos dos petistas de Pernambuco, indignados com a retirada de Marília Arraes do páreo, é preciso olhar a aliança com perspectiva nacional.

O que o PT fez, em resumo, foi trocar Pernambuco por Minas. O terceiro eleitorado do país. Marília Arraes é jovem e promissora, com muito futuro pela frente. A direção do PT entendeu, corretamente, que neste momento seria mais estratégico garantir a reeleição de Fernando Pimentel em Minas, com a desistência de Márcio Lacerda, do PSB, que seria um rival muito forte do governador petista do que apostar na vitória da neta de Arraes na eleição pernambucana.

Tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista eleitoral, Minas importa mais à eleição de Lula que Pernambuco. Os números não mentem. O caso mineiro já justificaria o acordo. São outros nove estados na aliança. Mas o mais importante, nacionalmente, é que a neutralidade do PSB vai isolar Ciro. Ele não tem mais com quem se aliar. Foi-se a última esperança.

Disputar a presidência somente com o PDT – pois o PCdoB deverá entrar na aliança PT-PSB, ao que tudo indica – é flertar com a derrota eleitoral. Uma derrota anunciada. Uma saída seria Ciro finalmente procurar o PT para se aliar a Lula em vez de esperar que o PT o procure. Sozinho, Ciro tende a perder; unido a PT, PSB e PCdoB, o grupo tende a ganhar.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247