CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

PT e PSB se unem e isolam Ciro

"O mais importante, nacionalmente, é que a neutralidade do PSB vai isolar Ciro. Ele não tem mais com quem se aliar. Foi-se a última esperança. Disputar a presidência somente com o PDT – pois o PCdoB deverá entrar na aliança PT-PSB, ao que tudo indica – é flertar com a derrota eleitoral. Uma derrota anunciada. Uma saída seria Ciro finalmente procurar o PT para se aliar a Lula em vez de esperar que o PT o procure", escreve o jornalista Alex Solnik

PT e PSB se unem e isolam Ciro (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O acordo nacional que o PT fechou com o PSB, compreendendo 11 estados, dentre os quais Pernambuco e Minas Gerais é, sem dúvida, vantajoso ao PT e a Lula. Embora haja muitos protestos dos petistas de Pernambuco, indignados com a retirada de Marília Arraes do páreo, é preciso olhar a aliança com perspectiva nacional.

O que o PT fez, em resumo, foi trocar Pernambuco por Minas. O terceiro eleitorado do país. Marília Arraes é jovem e promissora, com muito futuro pela frente. A direção do PT entendeu, corretamente, que neste momento seria mais estratégico garantir a reeleição de Fernando Pimentel em Minas, com a desistência de Márcio Lacerda, do PSB, que seria um rival muito forte do governador petista do que apostar na vitória da neta de Arraes na eleição pernambucana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista eleitoral, Minas importa mais à eleição de Lula que Pernambuco. Os números não mentem. O caso mineiro já justificaria o acordo. São outros nove estados na aliança. Mas o mais importante, nacionalmente, é que a neutralidade do PSB vai isolar Ciro. Ele não tem mais com quem se aliar. Foi-se a última esperança.

Disputar a presidência somente com o PDT – pois o PCdoB deverá entrar na aliança PT-PSB, ao que tudo indica – é flertar com a derrota eleitoral. Uma derrota anunciada. Uma saída seria Ciro finalmente procurar o PT para se aliar a Lula em vez de esperar que o PT o procure. Sozinho, Ciro tende a perder; unido a PT, PSB e PCdoB, o grupo tende a ganhar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO