CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

PT reage a bloquinho das esquerdas com acordo entre fundações

"Por trás do tiroteio na oposição, porém, há gente olhando para frente e pensando um pouco mais estrategicamente", analisa a jornalista Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia, sobre o bloco formado por PDT, PSB e PCdoB na Câmara; "Os presidentes das fundações partidárias estão conversando há tempos e fazendo o que os dirigentes das bancadas não conseguiram ainda, que é unificar a oposição em torno de uma agenda comum para estudar as políticas públicas e ações do novo governo e criticá-las de forma mais consistente, a partir de dados e estudos de especialistas", diz ela 

PT reage a bloquinho das esquerdas com acordo entre fundações (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, no Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia - O bloquinho criado esta semana por PDT, PSB e PCdoB na Câmara visa sobretudo a garantir espaço na Mesa e na futura eleição para a presidência da Casa. Aparentemente, trata-se de uma operação para isolar o PT, o que interessaria sobretudo ao PDT de Ciro Gomes, que agora ganha a vida batendo nos petistas e buscando tirar deles a hegemonia da oposição ao bolsonarismo. Aparências, porém, são aparências.

Por trás do tiroteio na oposição – que conta também com os petistas que não conseguiram superar as escaramuças da campanha contra Ciro -, porém, há gente olhando para frente e pensando um pouco mais estrategicamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No mesmo dia em que se anunciou a formação do "bloquinho" da esquerda na Câmara, o PT tratou de fazer uma reunião e divulgar em seu site a criação do Observatório da Democracia, fruto de um acordo entre as fundações do PT, do Psol, do PSB, do PDT, do PCdoB, do Pros e do Solidariedade – ou seja, Bloquinho + 4.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os presidentes das fundações partidárias estão conversando há tempos e fazendo o que os dirigentes das bancadas não conseguiram ainda, que é unificar a oposição em torno de uma agenda comum para estudar as políticas públicas e ações do novo governo e criticá-las de forma mais consistente, a partir de dados e estudos de especialistas. Em outras palavras, vão funcionar como uma espécie de "shadow cabinet", instituição usada pelas oposições em regimes parlamentaristas para funcionar como contraponto, área por área, às ações do governo.

Entre os coordenadores do projeto Observatório da Democracia está o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochman, que, junto aos diirgentes das demais fundações, acredita que o trabalho de sistematização e acompanhamento das políticas públicas do governo deverá gerar subsídios também para os movimentos sociais que poderão dar corpo à futura oposição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O principal, dizem observadores experientes da esquerda brasileira, é lembrar hoje que o jogo ainda não começou. Há tempo para rever rupturas e promover aproximações, deixando de lado as ambições hegemônicas de uns e a arrogância ressentida de outros. Apostar na oposição dividida é fazer tudo o que quer e espera o governo Bolsonaro.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO