CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luis Felipe Miguel avatar

Luis Felipe Miguel

Professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB). Os textos reproduzidos nesta coluna são postados originalmente no Facebook do autor

87 artigos

blog

PT versus Psol?

"O PT não foi derrotado. Elegeu menos prefeitos do que 2016, mas aumentou o número de votos totais recebidos. É o partido que mais ganhou votos para vereador nas cidades com mais de 500 mil habitantes", escreve o professor de Ciência Política da UnB Luís Felipe Miguel

Militância e bandeira do PT (Foto: PAULO PINTO)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Luis Felipe Miguel 

(Publicado no site A Terra é Redonda)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma obsessão da mídia é afirmar que o PT foi o grande derrotado nas eleições de 15 de novembro. Outra é dar conselhos a Boulos, dizendo que ele precisa se afastar dos petistas (a jornalista Vera Magalhães é expert nisso).

O PT não foi derrotado. Elegeu menos prefeitos do que 2016, mas aumentou o número de votos totais recebidos. Ampliou sua presença nos médios e grandes municípios. Está em mais segundos turnos do que qualquer outro partido. É o partido que mais ganhou votos para vereador nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é pouco para um partido que vem apanhando tanto há tanto tempo. Se fosse necessário definir o resultado do primeiro turno de 2020 para o PT, eu diria “sinais discretos de recuperação”.

Os resultados mostram também que o diálogo entre PT e PSOL é essencial para a esquerda brasileira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PSOL saiu do primeiro turno com poucas prefeituras e poucos vereadores, isto é, continua sendo um partido pequeno, mas está no segundo turno em São Paulo (e também em Belém), o que faz toda a diferença.

O mais importante é que os dois têm características complementares.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO