CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Qu’est-ce que c’est, Madalena?

"Sebá foi um personagem criado e representado pelo artista e intelectual Jô Soares no início dos anos 1980, que fazia crítica ao governo militar"

Jô Soares (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sebastião, codinome Pierre, foi o último exilado em Paris na época em que todos os exilados estavam retornando após a lei da anistia. Sua esposa, Madalena, responsável por comprar as passagens, sempre colocava um obstáculo como a frequente alta na cotação do dólar e a dificuldade em manter o padrão de antes, ao qual Sebá reagia: “Qu’est-ce que c’ést, Madalena? Não quer que eu volte, arranjou outro, seja franca, amancebou-se”! 

Sebá foi um personagem criado e representado pelo artista e intelectual Jô Soares no início dos anos 1980, que fazia crítica ao governo militar pelo caos econômico e pelo projeto da anistia que havia enviado ao Congresso, que favorecia também os militares e os responsáveis pelas práticas de tortura. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde aquela época o Brasil nunca teve a democracia tão ameaçada como agora, os militares não tiveram tanto protagonismo como hoje, até a tortura tem aparecido na lista de barbaridades deste governo. 

Do exílio, se lá ainda estivesse, Sebá, que vivia de bico, “je vi de bec”, estaria com seu retorno ameaçado, não pelas corneadas de Madalena, mas por um autoritarismo afeito à bandidagem que se puder, coloca a liberdade em um pau-de-arara.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jô Soares nunca teve participação clara na política, como os da sua posição, preferiu o conforto dos camarins da Rede Globo a ter que se expor publicamente.  

Foi razoável escritor, ótimo ator e gênio do humor, mas que para muitos foi um talentoso entrevistador de talk-shows nos programas de fim de noite na televisão.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO