João Antonio Marques avatar

João Antonio Marques

Editor do portal Click Política

1 artigos

HOME > blog

Quaest apontou derrota do Estadão, Globo e Folha; Lula venceu Campos Neto

"Após a pesquisa Quaest, ficou evidente que a chamada velha mídia já não possui o mesmo poder", escreve João Antonio Marques

Roberto Campos Neto, Lula e O Globo (Foto: Pedro França/Agência Senado | Reprodução | Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O estudo realizado pelo Instituto Quaest e divulgado hoje, 10, revelou que a população do Brasil está cada vez mais desconfiada das informações veiculadas pela chamada mídia tradicional, com destaque para os jornais O Globo, Folha e Estadão.

Quase 70% dos participantes da pesquisa concordaram com as críticas feitas pelo presidente Lula em relação à alta taxa de juros determinada pelo Banco Central, que atualmente é liderado pelo bolsonarista Roberto Campos Neto.

O desfecho surpreendeu jornalistas como Gerson Camarotti, Miriam Leitão e Merval Pereira.

Camarotti atingiu o ápice ao se referir ao Presidente da República como "biruta" na Globo News, durante uma transmissão ao vivo, após entrevistas em que o mandatário brasileiro criticava fortemente Campos Neto e sua perversa política de juros que prejudicava a economia nacional.

Os "jornalões" tentaram distorcer a realidade ao atribuir a valorização do dólar às declarações de Lula, criando uma crise fictícia alimentada por especuladores do mercado financeiro que visavam prejudicar a reputação do presidente perante a população brasileira.

Após a pesquisa Quaest, ficou evidente que a chamada velha mídia já não possui o mesmo poder de influenciar o pensamento dos cidadãos como anteriorente.

Isso ocorre em grande parte devido ao alcance dos sites progressistas e canais de comunicação independentes na internet, que conseguem desmentir as fake news difundidas pelos representantes da elite dominante do país.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados