CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Quando a CPI e o STF se encontram

No inquérito sobre atos pró-golpe, o STF apura conversas entre Fabio Wajngarten e blogueiros sobre verbas para veículos pró-governo, destaca Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia. E há indícios, diz ela, de que o dinheiro para campanhas acerca da Covid foi usado para fazer "mera propaganda do governo". Wajngarten pode ir de novo à CPI da Covid, acrescenta

(Foto: STF | Jefferson Rudy/Agência Senado | Mídia NINJA | Pedro França/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

Quem conhece CPIs sabe que a da Covid no Senado entrou agora numa fase importante, que precisa consolidar com provas documentais o que já foi revelado em depoimentos mais ou menos bombásticos - ou seja, que o governo Bolsonaro cometeu crimes comuns e de responsabilidade no enfrentamento da pandemia. A quebra de sigilos telefônicos e telemáticos deve revelar muita coisa, mas a temporada dos vazamentos de documentos, na verdade, já começou. E está recebendo uma ajuda tão providencial como inesperada do STF. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na semana passada, CPI e STF começaram a dialogar - se não presencial e oficialmente, em hipotéticos encontros entre seus membros, ao menos documentalmente. A decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender  o sigilo das provas do inquérito que apura o estímulo a manifestações antidemocráticas foi uma reação à tentativa do PGR, Augusto Aras, de fulminar o caso com um pedido de arquivamento por falta de provas. Só que elas, ao que parece, existem - e podem ir mais longe, incriminando as forças bolsonaristas, se lidas em conjunto com o que a CPI está apurando.

Um dos documentos que integra o inquérito do STF, por exemplo, dado pelo jornal O Globo no fim de semana, é um relatório da PF com conversas do ex-secretário da Secom, Fabio Wajngarten, com blogueiros e outros interlocutores sobre o direcionamento de recursos publicitários para veículos e blogs amigos do governo. No pacote, há ainda indícios de que a verba publicitária destinada a esclarecer a população sobre os cuidados com a Covid foi usada para fazer mera propaganda do governo e, pior, para custear anúncios sobre tratamento precoce contra a doença, desautorizado pela medicina.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No vértice das duas investigações, Wajngarten será provavelmente chamado a depor de novo na CPI sobre as contradições identificadas entre o que ele falou no primeiro depoimento e o que os documentos vêm mostrando. É possível que, assim como o ex-ministro Eduardo Pazuello, o ex-secretário esteja entre os investigados da Comissão, deixando de ser meras testemunhas. No STF, também pode acabar indiciado.

Do ponto de vista político, nada indica que as descobertas da CPI ou do inquérito do STF possam levar ao afastamento de Jair Bolsonaro do cargo por impeachment ou processo por crime comum, antes das eleições do ano que vem. Além do Centrão, que o sustenta na Câmara, ele deve continuar contando com a inestimável ajuda de Aras -- que deverá ser reconduzido no cargo em setembro. Do desgaste, porém, ninguém vai livrá-lo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO