CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2483 artigos

blog

Quanto maior a quarentena, mais tempo vai durar a epidemia

"Se a epidemia só acaba quando contamina 70% da população e a quarentena evita que a contaminação seja veloz, quanto maior a duração da quarentena, maior será a duração da epidemia", escreve o jornalista Alex Solnik

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, para o Jornalistas pela Democracia 

Já que há consenso científico acerca do fato de que uma epidemia somente termina ao chegar ao pico, atingido quando 70% da população da cidade está contaminada, conclui-se que o que determina seu final não é a obediência ou extensão da quarentena, mas a velocidade da contaminação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Exemplo histórico: a gripe espanhola manifestou-se, no Rio de Janeiro, em setembro de 1918, chegou ao pico em outubro, em novembro declinou e em dezembro não se falava mais dela; a essa altura, 700 mil dos 900 mil cariocas tinham sido contaminados.

Essa pandemia muito parecida com a atual – mas que não teve quarentena, nem máscaras, nem álcool-gel - durou apenas três meses no Rio de Janeiro porque a contaminação também foi veloz. E matou, embora os números não sejam muito confiáveis, algo entre 15 mil e 25 mil pessoas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A quarentena protege da contaminação, é óbvio, mas tem o seguinte: quando as pessoas que estavam confinadas forem às ruas, no final da quarentena, muitas delas vão pegar o vírus.

Ou seja: a quarentena resolve o problema dos hospitais, evitando superlotação, e dos doentes, que conseguem atendimento e escapam da morte, mas não resolve o problema da epidemia em si, apenas adia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É isso que explica a tão temida ”segunda onda” da covid-19: é formada por aqueles que ficaram em quarentena e agora saíram de casa, pois enquanto a contaminação não chega aos 70% o vírus continua ativo, com ou sem quarentena.

Conclusão: se a epidemia só acaba quando contamina 70% da população e a quarentena evita que a contaminação seja veloz, quanto maior a duração da quarentena, maior será a duração da epidemia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO