CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Reimont Otoni avatar

Reimont Otoni

Deputado federal (PT-RJ), vice-líder do PT na Câmara e membro da Comissão de Trabalho

48 artigos

blog

Queda de Parente é pouco

A política de preços é a ponta que mais afeta a sociedade, mas é consequência de uma política maior, de entrega da nossa maior empresa ao capital estrangeiro. E isso só vai mudar se a Petrobras voltar a ser uma empresa pública, colocada a serviço do interesse público

Homem caminha em frente a sede da Petrobras no Rio de Janeiro 13/4/2017 REUTERS/Ricardo Moraes (Foto: Reimont Otoni)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pedro Parente pediu demissão da presidência Petrobras e isso é para comemorar. Ele caiu em meio à monumental crise provocada por aumentos quase diários dos combustíveis, que gerou a paralisação dos caminhoneiros e o desabastecimento do país. A saída do "gerentão" tucano é, portanto, excelente, mas de pouco adiantará se não houver uma radical mudança na gestão da empresa. A Petrobras vem sendo sucateada no objetivo de atender a interesses externos, especialmente dos Estados Unidos, e para disfarçar a privatização em fatias.

A sociedade exige a mudança desse rumo. Segundo o Datafolha, 74% dos brasileiros são contrários à venda da empresa ao capital internacional e 55% rejeitam a venda mesmo a empresas nacionais. Mas, na contramão da maioria, a atual direção vem negociando a estatal aos pedaços, sempre para grandes grupos internacionais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nessa lista, já está programada a venda de até 60% de quatro grandes refinarias: a REPAR, no Paraná; a Abreu e Lima, em Pernambuco; a RLAM, na Bahia, e a REFAP, no Rio Grande do Sul; juntas, elas têm capacidade de processar 846 mil barris, por dia. A venda dessas quatro unidades afetará 3.700 trabalhadoras e trabalhadores. Mas o número final será maior, porque o pacote incluirá 24 dutos e 12 terminais. Será que a saída de Parente vai interromper essa "tenebrosa transação"?

A política de preços é a ponta que mais afeta a sociedade, mas é consequência de uma política maior, de entrega da nossa maior empresa ao capital estrangeiro. E isso só vai mudar se a Petrobras voltar a ser uma empresa pública, colocada a serviço do interesse público.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Defender a Petrobras é defender o Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO