CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2473 artigos

blog

Rabino confirma conversões de Sobel, mas deixa caso em segredo

Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista, não responde, porém, porque não aceitou a conversão de um judeu que necessitava ingressar numa faculdade israelense, alegando “sigilo institucional

Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista, não responde, porém, porque não aceitou a conversão de um judeu que necessitava ingressar numa faculdade israelense, alegando “sigilo institucional (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O brasileiro David Tennenbaum, filho de um amigo meu, prestes a ingressar numa faculdade israelense precisava de um atestado de que era judeu para obter visto permanente em Israel e assim facilitar sua vida.

Recorreu ao rabino Michel Schlesinger, sucessor de Henry Sobel no comando religioso da Congregação Israelita Paulista, entidade que tanto ele quanto seu pai frequentaram desde sempre e da qual um dos fundadores é seu avô.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O rabino, no entanto, atestou apenas que ele era “filho de pai judeu”, excluindo sua mãe, que não nasceu judia, converteu-se ao judaísmo sob as bênçãos do rabino Sobel.

O fato provocou indignação não só na família Tennenbaum, mas em toda a comunidade judaica de São Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Será que o gesto indicaria que todas as conversões realizadas por Sobel seriam nulas?

Em carta a este blog, recebida hoje, o rabino Michel esclarece que não se trata disso: “É importante esclarecer que a CIP reconhece a validade de todas as conversões realizadas, no passado, por rabinos da instituição. As pessoas que passaram por estes processos, bem como os descendentes nascidos depois de concluído o procedimento são judeus para a CIP e para todas as demais instituições internacionais da mesma linha religiosa”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele não responde, porém, porque não aceitou a conversão do amigo do meu filho, alegando “sigilo institucional”.

Outro fato que chama atenção em sua carta é a ausência de qualquer citação a Henry Sobel, cujo papel na história do Brasil é reconhecido por judeus e não judeus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO