Aquiles Lins avatar

Aquiles Lins

Aquiles Lins é colunista do Brasil 247, comentarista da TV 247 e diretor de projetos especiais do grupo.

140 artigos

HOME > blog

Raí para senador em 2026

"Num parlamento tão rebaixado como o nosso, não apenas o doutor Sócrates comemoraria este golaço, mas todo o campo progressista", afirma Aquiles Lins

Ex-jogador Raí discursa contra a extrema-direita na França (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ex-jogador de futebol Raí Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido como Raí, é reconhecido por sua brilhante carreira no futebol, tanto no Brasil quanto na França, onde jogou no Paris Saint Germain (PSG) de 1993 a 1998. Para além de ser irmão do craque Sócrates, jogador do Corinthians que se notabilizou fora dos gramados pela luta contra a ditadura e pela defesa da redemocratização, Raí demonstra um forte compromisso com valores progressistas e sociais. Aos 59 anos, o ídolo do São Paulo, da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain obteve no último mês um importante reconhecimento intelectual, ao tornar-se mestre em políticas públicas pelo prestigiado Instituto de Estudos Políticos de Paris, mais conhecido como Sciences Po.

Na capital francesa, Raí fez um discurso inflamado para milhares de pessoas em defesa do voto dos franceses contra a extrema-direita nas eleições legislativas. Raí mostrou o abismo político que o separa de outro brasileiro que jogou no Paris Saint Germain e que apoiou Jair Bolsonaro. Falando em francês, Raí disse conhecer bem a extrema-direita, lembrando que o Brasil viveu quatro anos de misoginia, homofobia, preconceito, desmatamento e milhares de mortes. E exortou os eleitores a saírem às ruas para votar contra a extrema direita: "Vão votar, meus amigos franceses, vão convencer seus amigos, sua família a votar, pela França, pela humanidade, pelo planeta, pela raça humana". Assista:


O resultado foi a derrota de Marine Le Pen e dos extremistas do Reunião Nacional, que terminaram o segundo turno das eleições como a terceira força política, com 143 assentos, atrás da Nova Frente Popular, de partidos de esquerda, que conquistou 182 assentos; e da coalizão do presidente Emmanuel Macron, que obteve 168 assentos. A situação ainda é difícil, com uma governabilidade muito instável para o novo gabinete ministerial.

A defesa de Raí contra a extrema-direita nas eleições francesas mostra seu compromisso com os valores democráticos e sua disposição para lutar contra o extremismo e a intolerância. Essa postura é cada vez mais esperada de pessoas ligadas ao esporte, e principalmente ao futebol, que move tantas paixões ao redor do mundo. Nomes como o de Raí, que possui a capacidade de comunicar suas ideias de maneira clara e eficaz, possui a experiência e as habilidades necessárias para uma carreira política e parlamentar, além de demonstrar um profundo compromisso com os valores democráticos e sociais.

Num parlamento tão rebaixado como é o brasileiro nesta atual legislatura, Raí seria uma alvissareira novidade, por exemplo, para o Senado nas eleições de 2026. Não apenas o doutor Sócrates comemoraria este golaço, mas todo o campo progressista.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: