CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Fonseca avatar

Ricardo Fonseca

Ricardo Fonseca é Publicitário, divulgador das causas midiáticas e responsável pelo Blog Propagando

268 artigos

blog

Rapapés e salamaleques

A tão esperada reforma política,sairá pelo menos da cabeça de seus idealizadores e irá de fato para o papel? O que esperar do Brasil no futuro?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Acho tão bonito quando vejo um pré-candidato a qualquer coisa falando que “precisamos fazer isso, construir aquilo, e desenvolver aquilo outro”.  O mais engraçado nesses discursos bem declinados na retórica catedrática de um monge, é que quase nunca, com efeito, são executados.

A rigor, em busca de atingir os menos letrados, tem até quem chore em funeral, cante em coral, reze em missa e jogue bola em torneios animados nos fins de semana nas periferias. No ano eleitoral se vê de tudo, de velhas raposas travestidas de carneirinho a espreita do velho bote, aos jovens idealistas que buscaram nos pais ou avós a verve política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para conquistar os mais acautelados vale de tudo, de um simples aperto de mão, ao tradicional e aguerrido tapinha nas costas. Ah! ia esquecendo, tem também um tal de beija -mão e uns rapapés e salamaleques pra lá de esquisitos, típicos dessas épocas.  

“Meu povo... eu vos digo que se for eleito, farei o possível e o impossível para agradar a todos. Assim como o Cristo não agradou, vejo como ele, os grandes obstáculos que ainda terei pela frente. Mas com o seu voto, simplesmente coma sua ajuda,  subirei nos degraus mais altos para lhes representar”;  diriam os sábios donos das retóricas clichês.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é mais isso que o povo quer hoje meus amigos. Poucos são aqueles que realmente apresentam um plano de governo inédito e mais ainda, com propostas reais e producentes.

Lembro –me de um certo candidato em eleições majoritárias , que prometeu um veículo leve sobre trilhos (VLT) . Ele comprou o brinquedinho, construiu um mini - trilho tipo o “Ferrorama”, colocou o povo para andar de “graça”, e fez um estardalhaço midiático na promessa de que quando fosse eleito, faria essa malha viária moderna  em toda a extensão da  cidade. E o pior foi que muitos ainda acreditaram nesse elaborado embuste. Mas, como o povo não é mais tolo como antes, além de não eleger o velho político, mostrou que promessas mirabolantes não fazem mais parte do novo cenário nacional.  Talvez se isso fosse feito há 10 ou 20 anos atrás, a graça podia até colar. Hoje não mais!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Qual será o modelo ideal para o novo representante do povo brasieliro? Quais serão os critérios fora o famoso “ficha Limpa”, para avaliar os futuros  candidatos?

Os discursos inflamados com dedos em riste e as palavras de ordem,  ainda funcionarão?  Quem serão os representantes escolhidos pelo povo nas próximas eleições? Por que tantos profissionais de carreira como magistrados, funcionários públicos, médicos  e até empresários querem ser políticos?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A tão esperada reforma política,sairá pelo menos da cabeça de seus idealizadores e irá de fato para o papel? O que esperar do Brasil no futuro? Quem estará preparado para governar os estados,  e quiçá ,o país nos próximos 4 anos? A questão não é tirar quem já teve a oportunidade de governar e não soube aproveitar. Mas sim, quem colocar no seu lugar?

Parafraseando JK vos digo: O Brasil (do futuro) vai viver 500 anos em 4, pelo menos é isso que espera boa parte do povo brasileiro. E falando nele (Juscelino Kubitschek), nada mais apropriado do que lembrar as suas velhas e sábias palavras, no momento dos famosos “rolezinhos” e com o aumento desenfreado da violência, que migaram das grandes cidades e alcançaram as mais remotas cidades do território brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Meu sonho é viver e morrer em um país em liberdade”.

Ricardo Fonseca é publicitário e divulgador das causas midiáticas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO