CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Maciel avatar

Pedro Maciel

Advogado, sócio da Maciel Neto Advocacia, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007

528 artigos

blog

Recado aos semeadores da discórdia

A vitória dos conspiradores, dos golpistas, dos lacerdistas, dos maus-perdedores, dos fascistas incontidos não resiste ao tempo, ele [o tempo] correi a vitória ilegítima, ilegal e criminosa, por isso temos de manter a confiança nas ações Humanas válidas e verdadeiras, na democracia e nos valores republicanos, por isso temos de nos opor ao golpe

Brasília- DF 01-07-2015- Vice-Presidente Michel Temer, Eduarado Cunha, Renan Calheiros, Presidente do PT, Rui Falcão durante posse da presidente do PCdoB, Luciana Santos. Foto: Lula Marques/ Agência PT (Foto: Pedro Maciel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A História pode desatar nossas mentes, nossos corpos, nossa disposição para nos mexermos, para enfrentar a vida ao invés de contemplá-la como se não tivéssemos nada com isso, mas temos...

Somos agentes, ativos ou passivos do nosso tempo, não somos alguém de fora, não podemos esquecer que a História pode alargar nossa visão, incluindo as vozes silenciosas do passado, para olharmos além do silêncio e da unanimidade do presente; ela pode ilustrar a tolice de depender de outros para resolver os problemas do mundo (seja o estado, a igreja, ou outros benfeitores autoproclamados como tal), somos agentes da nossa transformação e do progresso social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A História pode revelar como ideias são empurradas para cima de nós pelos poderes de nossa época, e então nos levar a ampliar nossa mente além do que é dado e tido como certo; ela pode nos inspirar ao relembrar aqueles poucos momentos no passado em que os homens de fato se comportaram como seres humanos, para provar que é possível.

Essa ideia é de Howard Zinn, ele escreveu mais ou menos isso, trata-se de uma reflexão ácida. Desejamos enfrentar a vida ou contemplá-la?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A minha escolha é vive-la ao largo, enfrentar os desafios, conhecer a realidade para além da narrativa oficial ou confortavelmente majoritária.

Conheci o Historiador Howard Zinn por indicação de Will Huroting, personagem vivido por Matt Damon no filme GÊNIO INDOMÁVEL. O livro disponível em português que encontrei é "Você não pode ser neutro num trem em movimento: uma história pessoal dos nossos tempos". Howard Zinn tem um texto interessante, ele incorpora ideias do marxismo, anarquismo, socialismo e socialdemocracia e teve uma importância nos movimentos pelos direitos civis e movimento pacifista nos Estados Unidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bem, dito isso vamos enfrentar a realidade...

O presente se nos impõe visões e convivência nem sempre prazerosas...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temos visto e convivido com situações e principalmente com pessoas de discurso e atitudes intolerantes, golpistas, mentirosas, conspiradoras e tristemente antidemocráticas, eu passei a chamar essas pessoas de semeadores da discórdia.

Porque elas exploraram deliberadamente a paixão humana, e tiveram um sórdido prazer em fomentar conflitos, agindo nos campos de vulnerabilidade das instituições e das pessoas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como alguém pode ter prazer em criar falsos conflitos ou em potencializar os existentes? O que leva essas pessoas a terem incorporado um discurso de ódio? Que interesses motivam essas pessoas?

Me refiro, evidentemente, aos canalhas semeadores do golpe que transformaram a semente estéril e a terra ruim em colheita possível usando como adubo a mentira e a irresponsabilidade da retórica, da versão e dos factoides.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No poema épico Divina Comédia de Dante Alighieri, encontramos alegoricamente uma explicação para esse comportamento...

Num dado momento Dante diz que os demônios (a quem chama de semeadores da discórdia) buscam, através dos conflitos, a divisão e a destruição das vidas humanas para através do conflito instalado obter o controle sobre as almas e as próprias vidas.

Aos SEMEADORES DA DISCÓRDIA, verdadeiros demônios, um recado: temam a verdade e as virtudes, pois nelas reside o divino e nada é capaz de vencê-lo.

A vitória dos conspiradores, dos golpistas, dos lacerdistas, dos maus-perdedores, dos fascistas incontidos não resiste ao tempo, ele [o tempo] correi a vitória ilegítima, ilegal e criminosa, por isso temos de manter a confiança nas ações Humanas válidas e verdadeiras, na democracia e nos valores republicanos, por isso temos de nos opor ao golpe.

 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO