CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1179 artigos

blog

Reforma de Dilma é um fósforo no fim do túnel

"A experiência universal ensina que as reformas ministeriais são como um palito de fósforo. O espetáculo visível dura pouco – o tempo exato de brilho da chama – até que só reste um desprezível palito queimado. O importante é saber se a chama deixou um fogo capaz de iluminar a escuridão", observa Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília; ele destaca que "o ministério anunciado por Dilma nesta manhã tem a finalidade essencial da sobrevivência política e foi um passo positivo"; a melhor notícia da semana, segundo o jornalista, é "a reaproximação política com Lula"; PML prevê ainda a derrota do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), "maior e mais poderoso inimigo" do governo

"A experiência universal ensina que as reformas ministeriais são como um palito de fósforo. O espetáculo visível dura pouco – o tempo exato de brilho da chama – até que só reste um desprezível palito queimado. O importante é saber se a chama deixou um fogo capaz de iluminar a escuridão", observa Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília; ele destaca que "o ministério anunciado por Dilma nesta manhã tem a finalidade essencial da sobrevivência política e foi um passo positivo"; a melhor notícia da semana, segundo o jornalista, é "a reaproximação política com Lula"; PML prevê ainda a derrota do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), "maior e mais poderoso inimigo" do governo (Foto: Paulo Moreira Leite)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A experiência universal ensina que as reformas ministeriais são como um palito de fósforo. O espetáculo visível dura pouco -- o tempo exato de brilho da chama -- até que só reste um desprezível palito queimado. O importante é saber se a chama deixou um fogo capaz de iluminar a escuridão.

O ministério anunciado por Dilma na manhã de hoje tem a finalidade essencial da sobrevivência política e foi um passo positivo. A presidente falou o que todo governo precisa dizer no momento em que reorganiza o ministério para reforçar o lugar dos aliados políticos, em prejuízo do próprio partido. Lembrou que vivemos numa democracia de coalizão – regime no qual é indispensável contar com uma boa base parlamentar, sob o risco de sobreviver tentando apagar incêndios sucessivos e, em geral, cada vez mais devastadores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é preciso nem esperar pelo Ibope para saber a reação popular ao anúncio de que os ministros terão o salário reduzido. Nenhuma categoria de assalariados brasileiros – ao menos os que têm carteira assinada – teve uma redução de 10% em seus vencimentos nos últimos anos. A redução no número de ministérios vai na mesma direção. Seu efeito é discutível e, do ponto de vista de custos reais, perto da insignificância. Numa conjuntura de pancadaria permanente como a atual, ajuda a economizar críticas – o que é sempre uma utilidade num governo que, pelos motivos certos e especialmente pelos errados, não para de apanhar desde a posse.

A presidente incluiu em seu discurso dados que ajudam a ter uma ideia mais realista da crise e dos efeitos do ajuste sobre os programas sociais. Não se pode negar que ocorreram cortes. Apesar disso, foram mais 4 000 doutores para o Mais Médicos, 1,3 milhão de vagas no Pronatec e 360 000 residências no Minha Casa, Minha Vida. Pode parecer pura propaganda mas não é. Parte do processo de reconstrução do governo, que sequer completou o primeiro de quatro anos de mandado, é formar uma imagem realista de si próprio, num país onde os grandes meios de comunicação renunciaram, há muito, a hipótese de fazer uma cobertura equilibrada do governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os ministros que chegaram não formam uma equipe de notáveis nem de sábios. Espera-se que sejam bons políticos.

A reaproximação política com Lula é a melhor notícia da semana, não só porque recompõe uma história que parecia fraturada por um afastamento sempre negado pelas partes mas cada vez mais visível, mas porque ocorre num momento particularmente difícil para a estrutura política que deu vida a ambos, o Partido dos Trabalhadores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para quem ganhou uma identidade a partir das políticas de distribuição de renda iniciadas em 2003, o ajuste econômico trouxe surpresas desagradáveis. Ao fundir e/ou eliminar ministérios dessa área – só o futuro irá dizer se todos irão sobreviver com dignidade, ou se alguns irão desaparecer -- a reforma pode atingir um pouco mais a imagem do partido que está em sua origem.

Uma pergunta a se fazer envolve a reação de militantes, o que pode ser decisivo quando a necessária resistência a movimentos golpistas incluir mobilizações de rua.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há um novo estado de espírito no governo, que se alimenta de um dado paralelo, diante do qual o Planalto não possui a menor responsabilidade, mas que é um elemento essencial do novo período – o ocaso de Eduardo Cunha, um inimigo que diminui a cada nova denúncia retirada de um baú talvez infinito.

Orientado a não mover um dedo que possa prejudicar o presidente da Câmara, desde a posse do campeão de votações destinadas a emparedar o governo, pautas-bomba e regras para debater o impeachment absurdamente desfavoráveis à presidente, o PT possivelmente não terá necessidade de sair do lugar para assistir à lenta e gradual derrota de seu maior e mais poderoso inimigo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cabe uma observação final. A reforma foi feita para dar uma nova base política ao governo, numa conjuntura de múltiplos ataques.  Espera-se um resultado no curto prazo, o que é compreensível: o TCU deve votar as contas do governo já nesta semana, e o risco de uma reprovação é grande.

Os efeitos da reforma serão pouco duradouros -- como um fósforo -- caso não venham a ser acompanhados por mudanças na economia  a partir de estímulos ao crescimento. O governo Dilma continua uma presidente irreconhecível para a grande maioria de brasileiros que garantiu a vitória no ano passado e, nessa situação, não há acordo de cúpula que resolva -- por mais engenhoso que possa ter sido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO