CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

255 artigos

blog

Refugiados em lugar nenhum

Entre a comédia e o drama, "Limbo" retrata o desenraizamento de um grupo de refugiados numa remota ilha escocesa

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As intenções do diretor e roteirista Ben Sharrock se confundem um pouco nessa história de refugiados estacionados numa remota ilha fictícia da Escócia enquanto esperam por asilo diplomático. Na maior parte do tempo, Limbo é uma comédia levemente excêntrica que explora o desenraizamento dos imigrantes e os preconceitos dos escoceses. 

Omar (Amir El-Masry) é um jovem músico sírio que carrega um oud (instrumento de cordas) herdado do avô. Por alguma razão traumática não explicada, além de uma mão machucada, ele não consegue voltar a tocar. O afegão Farhad (Vikash Bhai), fã e sósia de Freddie Mercury, saiu de sua terra natal porque lá não poderia ser quem é. Um jovem nigeriano e outro de Gana (Ola Orebiyi e Kwabena Ansah) fingem ser irmãos por conveniência da imigração e um deles sonha em jogar futebol no Chelsea de Londres. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com seu olhar resignado e meditativo, Omar observa as exóticas aulas de convivência social para imigrantes, o carro do correio que emite música operística como que saído de um filme de Jacques Tati e as reinações de Farhad com um galo de estimação. As locações inóspitas e as composições um tanto bizarras do quadro cênico reforçam a sensação de "lugar nenhum" – o limbo do título. Nem pátria, nem acolhimento; nem céu, nem inferno. 

Trata-se de um humor taciturno, atravessado pela violência que pode de repente atingir um dos que aguardam sua carta de alforria. O próprio Omar tem uma relação dolorosa com a família refugiada em Istambul e com o irmão mais velho, que ficou na Síria para se tornar um mártir. A divergência entre os irmãos terá um desfecho onírico cheio de beleza. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Limbo tempera sua melancolia com pitadas de conforto enquanto Omar hesita entre o desejo de evasão e o chamado da tradição representada pelo seu belo instrumento. O estilo é um tanto solene demais, e nem sempre os propósitos da direção ficam claros. Ainda assim, o filme captura nossa atenção por sua singularidade. 

>> Limbo está nas plataformas Youtube Movies, Google Play, Vivo Play, Oi Play e AppleTV.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO