Relatório de emprego dos EUA

O absurdo dessa taxa de desemprego é notado ao se ver a participação no mercado de trabalho, que caiu para o menor nível desde 1976!!! Hoje existem mais de 90 milhões de americanos fora do mercado de trabalho

O absurdo dessa taxa de desemprego é notado ao se ver a participação no mercado de trabalho, que caiu para o menor nível desde 1976!!! Hoje existem mais de 90 milhões de americanos fora do mercado de trabalho
O absurdo dessa taxa de desemprego é notado ao se ver a participação no mercado de trabalho, que caiu para o menor nível desde 1976!!! Hoje existem mais de 90 milhões de americanos fora do mercado de trabalho (Foto: Marcelo Lopez)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

O tão aguardado Relatório de Emprego dos EUA saiu na sexta-feira passada. Esperava-se a criação de 215 mil novas vagas, mas o número veio (aparentemente) melhor que o esperado, com a criação de 248 mil.

Além desse número, a taxa de desemprego recuou para 5,9%, a menor desde antes da crise iniciada em 2008.

Após a divulgação desses números, o mercado começou a se preocupar com o movimento do FED e já começou a precificar um aumento da taxa de juros antes do esperado. Com isso, o dólar se fortaleceu e o ouro caiu para o menor patamar nesse ano, assim como a Bolsa norte-americana também caiu.

O absurdo dessa taxa de desemprego é notado ao se ver a participação no mercado de trabalho, que caiu para o menor nível desde 1976!!! Hoje existem mais de 90 milhões de americanos fora do mercado de trabalho. Não conseguimos ver isso como exemplo de uma economia vibrante e em pleno crescimento!!!

Além disso, o que os números não mostram é a qualidade dos empregos criados – de baixo valor agregado. De acordo com esse relatório, se um emprego horário integral é perdido e são criados dois empregos de meio-horário cada, há um ganho de um emprego na economia. Ainda que esses novos empregos de meio-horário tenham um salário total menor que o do emprego de horário integral, que não tenham os mesmos benefícios e que sejam totalmente incapazes de manter uma família, para o mercado o importante é que foi criado um emprego novo!

Continuamos afirmando que não há recuperação na economia norte-americana e que o ouro pode ser um bom hedge contra a insanidade dos Bancos Centrais, que manterão os juros próximos a zero por um período muito superior ao que o mercado estima. Aqueles que estão no mercado acionário hoje são como pessoas catando moedas à frente de um trator. A não ser que venha mais um programa de QE (provável), recomendamos cuidado.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247