CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hely Ferreira avatar

Hely Ferreira

Hely Ferreira é cientista político

98 artigos

blog

Representantes do povo

Aqui no Brasil entre os cargos eletivos representativos, temos a figura do vereador. Sua origem se forjou no período medieval

Maceió pode “ganhar” seis novos vereadores nas eleições deste ano (Foto: Gilberto_Farias)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

“A mão que afaga é a mesma mão que apedreja”. (Augusto dos Anjos) 

 Na visão hegeliana só Atenas viveu uma democracia plena e direta. Sendo assim, as demais foram ou são representativas, consequentemente indiretas. Adotando a visão do último filósofo do Idealismo alemão, o povo elege seus representantes. Aqui no Brasil entre os cargos eletivos representativos, temos a figura do vereador. Sua origem se forjou no período medieval. Variando de competência em alguns países, temos como exemplos Moçambique e o Cabo Verde, onde os vereadores também exercem atribuições do Poder Executivo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Em 1806, foi publicada uma obra intitulada “Privilégios da Nobreza e Fidalguia em Portugal”. A mesma informa que os vereadores portugueses eram considerados nobres. Na vigência das Ordenações Filipinas cabia ao vereador cuidar do bem-estar dos moradores. Devendo os mesmos, comparecerem as duas cessões semanais. Caso contrário, seria aplicado-lhe a pena de cem reis. Para não sofrer penalidades, teria que comunicar previamente aos colegas. No que tange as Ordenações Manuelinas, as Câmaras acumulavam competências dos demais poderes. 

 Aqui no Brasil, as atribuições do edil, tornaram-se claras pós-independência. Vale lembrar, que só durante a era Vargas é que as Câmaras Municipais ficaram sem funcionamento. Algo curioso é que até parte da década de 60, os vereadores não eram remunerados. A promulgação da Carta Política de 1988 externou de maneira cristalina as atribuições das Casas Legislativas Municipais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No Brasil, o dia 01 de outubro é comemorado o dia do vereador. Sendo considerado pela maioria do povo o representante mais próximo do eleitor, não rara às vezes, suas atribuições são desconhecidas por grande parte do eleitorado, confundido com atuações da competência do Poder Executivo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO