CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

917 artigos

blog

Respeitem a história de Lula

Lacradores estão fazendo uma palhaçada de proporções titânicas porque Lula fez um acordo com militares para evitar acirrar a polarização

Lula, ministro da Defesa, José Múcio, comandantes do Exército, Tomás Ribeiro Paiva; da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno; e da Marinha, Marcos Sampaio Olsen (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Antes de mais nada, que fique claro que este que escreve jamais recebeu absolutamente nada de político ou de governo nenhum. Nada. Nem um favor, nem um panetone no Natal, nem um miserável centavo. E sabe por que, leitor? Porque jamais pedi e tampouco aceitei. 

Sergio Moro não acreditou e foi vasculhar a minha vida. Devassou minhas contas bancárias, meus e-mails, meus telefonemas. Sabe o que achou? Um homem digno que quando diz que não deve nada a político ou a governo nenhum, fala a verdade, nada mais do que a verdade. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Coisas da minha cabeça. Não julgo quem pensa diferente sobre receber apoio de políticos ou governos, mas não quero ser julgado por pensar como penso. Simples assim. 

Dito (tudo) isso, começo o assunto consequente a este: defender o presidente Lula de uma horda de críticos aos quais falta, na melhor das hipóteses, conhecimento da história dele -- e, na pior das hipóteses, caráter. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sábado, 22 de março de 2024. Ainda faltava uma boa hora e meia para o amanhecer quando comecei a ler os jornais do dia para formular a primeira edição do meu próprio telejornal, no Canal no YouTube. Quando chego à Folha de São Paulo, o título do artigo chama atenção. Era de Hélio Schwartsman, um direitinha que assina uma coluna na Folha há muitos anos e que sempre me irrita com a sua pose (fajuta) de inteligentinho. 

"Lula e os puxa-sacos" foi o título vagabundo que ele deu. E começou usando aquilo que direita e esquerda, por falta de imaginação em tempos de efeitos manada, usam ad nauseam. Ou seja: aquela história de que "Lula pediu para ser criticado". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aí vai um trecho daquela estrovenga:

"Em 2022, antes da posse, Lula pediu para ser criticado, afirmando que não precisava de tapinhas nas costas (...) Ali, falando a simpatizantes, ele pediu para ser criticado: 'Eu sei que vocês vão continuar nos ajudando e cobrando. Isso é importante. Não deixem de cobrar. Porque se vocês não cobram, a gente pensa que está acertando.E muitas vezes a gente está errando e continua errando porque as pessoas não reclamam. Vou dizer em alto e bom som. Nós não precisamos de puxa-sacos. Um governo não precisa de tapinhas nas costas (...)' "

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula não imaginou o que estava fazendo. Ao recomendar aos seus ministros que o criticassem para tornar seu governo mais eficiente, deu a uma legião de lacradores de esquerda e direita a deixa para fazer criticas absurdas sob o mote de que atendia a seu pedido. E todos repetindo a mesma coisa, achando que estão lacrando forte e sendo originais. 

Um humorista-jornalista só faltou chamar Lula de machista e racista porque não nomeou uma mulher negra para o STF neste terceiro mandato, apesar de ter colocado uma mulher na Presidência da República e o primeiro negro naquela Corte desde Pedro Lessa e Hermenegildo de Barros, nomeados no limiar do século 20. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agora, os lacradores estão fazendo uma palhaçada de proporções titânicas porque Lula fez um acordo com militares para evitar acirrar a polarização com atos no governo e nos quartéis in memoriam do infame 31 de março de 1964. 

Confesso que tenho preguiça de explicar por que um Estadista como Lula deve fugir da "macheza" dos populistas de botequim como o Jair Bolsonaro ou o Ciro "Vergonha Alheia" Gomes e não esticar a corda agora. O momento é grave, o governo está politicamente fragilizado, a extrema-direita está prestes a ganhar um congênere no governo da Superpotência Hegemônica... Etc., etc., etc. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas o voluntarismo de esquerda -- igual àquele que fez uma manifestação sem sentido no fim de semana passado, da qual até o psolista Guilherme Boulos manteve distância -- não deixa seus adeptos entenderem o significado da palavra estratégia. 

Que estratégia tem Lula? Aquela que o fez ganhar CINCO eleições presidenciais (porque as duas que Dilma ganhou foram baseadas na estratégia dele). 

Lula foi preso pela ditadura por enfrentá-la como ninguém jamais havia enfrentado e com resultados que ninguém jamais havia obtido. E venceu. Sua estratégia é vencedora há muito mais tempo do que boa parte dos seus críticos tem de vida. 

Para que Lula venceu eleições? Para tirar dezenas de milhões da pobreza e da miséria, para fazer o país crescer como há muito não crescia e para organizar a economia a tal ponto que ganhamos o selo de  país bem organizado economicamente, o "investment grade". 

Ah, essas agências de classificação de risco são falhas. Pode ser, mas a nota delas, sendo alta, define quanto um empresário ou um governo de qualquer nível no Brasil pagará de juros em empréstimos internacionais. Sem falar que atrai investimentos fortemente. 

Respeitem a história do Lula. Ele acertou quase todas as vezes em que disseram que estava errando. Por exemplo, quando escolheu Geraldo Alckmin para vice -- sem o qual talvez não tivesse conseguido formar a frente ampla que o elegeu -- ou Paulo Gonet para PGR, quem está fazendo um trabalho que todos têm aplaudido - agora...

Respeitem, respeitem, respeitem. Tenham noção, tenham bom senso, tenham memória, tenham inteligência, tenham sensatez, tenham humildade, tenham responsabilidade, tenham um mínimo de autocensura e de noção das coisas. O Brasil agradece.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO