CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Renan Calheiros avatar

Renan Calheiros

Líder do PMDB no Senado

180 artigos

blog

Respeito aos mestres

A profissão de professor é talvez a mais nobre de todas aquelas que cuidam do desenvolvimento de uma nação

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Esta semana comemorou-se o Dia do Professor, a quem é delegada a tarefa de incentivar e orientar o crescimento intelectual e moral das novas gerações. A profissão de professor é talvez a mais nobre de todas aquelas que cuidam do desenvolvimento de uma nação.

A valorização do magistério é essencial para que esses profissionais tenham condições de exercer plenamente sua missão. Os problemas de ensino têm persistido por décadas em nosso país. Especialmente em Alagoas, onde os baixos índices de escolaridade ainda são desafios a serem enfrentados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A boa notícia é que, em 2013, o piso nacional dos professores passou a ser implantado em Alagoas para todos os profissionais do ensino da rede pública estadual. Muitos estados, infelizmente, ainda não cumprem essa lei federal tão importante para o país.

O piso nacional é um marco histórico, uma conquista dos professores e a garantia, que iniciamos um caminho rumo a uma educação de qualidade. A falta de implementação do piso salarial é um dos problemas que mais atinge a qualidade da educação no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acertadamente o governo federal instituiu o programa Todos Pela Educação e a campanha "Um bom professor, um bom começo", com o objetivo de valorizar o professor, que é a figura mais importante durante muitos anos na vida de um jovem.

Sabemos que o caminho para valorizar o professor é o salário, o que, quase sempre, é abaixo de suas expectativas. Igualmente é imperiosa uma definição sobre o Plano Nacional de Educação, em debate no Senado, que prevê a destinação de 10% do PIB para o setor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto o Brasil não priorizar os investimentos em educação e enquanto não for paga uma remuneração digna aos professores - que em muitos rincões ainda ganha R$ 700, R$ 800 - nada vai mudar.

Enquanto essa distorção não for corrigida não podemos esperar um futuro melhor para os nossos jovens. Os professores precisam e querem mais do que um dia de reverência e homenagens. Eles esperam, há anos, por mais ações dos governos municipais, estaduais e Federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO