CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Maria do Rosário avatar

Maria do Rosário

Deputada federal (PT-RS) e ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

37 artigos

blog

Retomar a democracia para o Brasil reencontrar a esperança

"A retomada de uma democracia plena e inclusiva é um projeto em curso, marcado pela esperança e por um nome: Lula", escreve Maria do Rosário

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Maria do Rosário 

Com todas as ameaças à liberdade, mais de 650 mil mortes na pandemia de Covid-19, desemprego em mais de 10%, inflação crescente e carestia e perdas de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, já é possível avaliar o dano concreto que a democracia brasileira sofreu desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, em 2016, processo que incluiu ainda a prisão injusta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva até a eleição para presidente da República do maior fascista, genocida e corrupto que o Brasil já viu. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As frases gritadas nas ruas, como “comida no prato, vacina no braço” e “fora, Bolsonaro!”, resumem um sentimento, mas não só isso, uma necessidade. O Brasil não pode continuar como está. 

Para nós, a democracia não significa apenas a dimensão da representação ou de regras eleitorais. Mais que isso, o Partido dos Trabalhadores, em seu nascedouro, vinculou a democracia com a dimensão da igualdade econômica, o que implica, entre outras coisas, num processo redistributivo da riqueza produzida a partir do trabalho, acesso aos bens sociais e culturais, uma vida sem violência. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É nessa perspectiva que vemos as políticas econômicas na raiz do processo democrático, e as defendemos também no seu caráter social e de soberania. É nessa direção que o Sistema Único de Saúde se torna um símbolo concreto de cidadania, ao lado das políticas educacionais que possibilitam a inclusão.

A democracia está incompleta quando parcelas enormes de nossa população continuam excluídas e neste momento têm como única perspectiva trabalhar para a ruptura do atual projeto político, que pelo seu caráter neofascista traz as sementes do racismo, da misoginia, do capacitismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta semana em que completamos 58 anos do golpe civil militar que jogou o Brasil em 21 anos de ditadura sanguinária e repressiva, é preciso lembrar que o regime militar produziu efeitos que, infelizmente, são sentidos até hoje no Brasil. Nossa luta por memória, verdade e justiça segue viva e firme, apesar de tudo e de todos que tentam enterrá-la junto com a história do Brasil.

É em nome dessa democracia, e não da democracia liberal limitante e excludente, que nós, militantes e parlamentares do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, temos trabalhado ao longo de todas as nossas vidas e´, em especial, nos nossos anos de mandato. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para nós, a retomada de uma democracia plena e inclusiva é um projeto em curso,  marcado pela esperança e por um nome: Luiz Inácio Lula da Silva. Nele, e em muito trabalho e dedicação ao povo brasileiro, é que cabe a esperança de um país. Cabe a crença nos valores democráticos e na reconstrução do Brasil, pleno de soberania, de justiça social e com direitos para todas e todos.  

É nisto que acreditamos, e é por isto que vamos lutar incansavelmente, até a vitória. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO