CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Renan Calheiros avatar

Renan Calheiros

Líder do PMDB no Senado

180 artigos

blog

Reverência às mulheres

A gratidão do Senado a essas mulheres homenageadas com o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz é extensiva a tantas outras anônimas que lutam pelos seus direitos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A cada ano o Senado Federal confere o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz àquelas que se destacaram na defesa dos direitos da mulher. A iniciativa pretende valorizar o papel da mulher na sociedade.

O Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz é mais uma das iniciativas para valorizar a mulher. Cientista, líder feminista e política paulista, Bertha Lutz foi uma das pioneiras da luta pelo voto feminino e pela igualdade de direitos entre homens e mulheres no país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao assumir uma cadeira de deputada na Câmara Federal, defendeu mudanças na legislação referente ao trabalho da mulher e dos menores de idade, tendo proposto a igualdade salarial, a licença de três meses para a gestante e a redução da jornada de trabalho, então de 13 horas.

Este ano foram agraciadas cinco mulheres. Cristina Maria Buarque, a militante feminista, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco e foi presidente da Casa Mulher do Nordeste e Secretária Executiva do Projeto Mulher & Democracia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também foi contemplada Delaíde Alves Miranda Arantes, ministra do Tribunal Superior do Trabalho, que por décadas, como advogada, defendeu os direitos das trabalhadoras do país. Por ocasião da proposta de Emenda Constitucional que estendeu às doméstica os direitos trabalhistas das outras categorias profissionais, participou ativamente das discussões.

Outra homenageada foi Magnólia de Souza Monteiro Rocha, presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, que dedica seu trabalho às portadoras da doença e ao desenvolvimento de ações que vão desde a prevenção até o diagnóstico precoce do câncer, com prioridade para os tipos mais incidentes na população feminina, tal como o de mama e o do colo do útero.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também foi agraciada Maria Lygia Maynard Garcez Silva, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe. Os problemas auditivos de uma filha tornaram-se inspiração para a sua luta pela capacitação de pessoas com a mesma deficiência. É de sua iniciativa a implantação da primeira sala de aula no país com sinais de Libras.

A última homenageada foi Maria José Rocha, ex-deputada estadual da Bahia, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, psicopedagoga e ex-consultora da UNESCO. Ela foi responsável pelo Programa de Alfabetização do Ministério da Educação de Angola, tendo recebido o Prêmio Nacional de Educação Darcy Ribeiro, da Câmara dos Deputados, pela realização do Programa Feliz Cidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A gratidão do Senado a essas mulheres é extensiva a tantas outras anônimas que lutam pelos seus direitos. O momento solene deve ser apenas mais um para ressaltar a importância do trabalho que desenvolvem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO