CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Revisionismo, trabalhismo e cirismo: os desafios ideológicos

Diferente do cirismo, entre o nacional-desenvolvimentismo e as posições entre o centro e a socialdemocracia, Karl Kautsky advogava a transição pacífica ao socialismo com o fortalecimento político e parlamentar dos trabalhadores reconhecendo valores da liberal-democracia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Karl Kautsky, um brilhante teórico marxista no decorrer das décadas de 1890 e 1900, se tornou um reles reformista a partir da década de 1910, unindo um reformismo com teses da liberal-democracia em textos como "A ditadura do proletariado" e "Luta de classes".

Seria o mesmo Karl Kautsky que, junto com intelectuais revisionistas como August Bebel e Eduard Bernstein, criou as bases para as teses do SPD, através do Programa de Erfurt em 1891 com uma guinada à direita, a ponto de motivar críticas de Friedrich Engels!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O resultado entre as concessões ideológicas do reformismo de Karl Kautsky presentes nos textos "A ditadura do proletariado" e "Luta de classes" foi o duro texto de Vladimir Lênin chamado "A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky".

Por que digo sobre Kautsky?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porque, embora o reformismo dele tenha elementos da liberal-democracia para defender a transição pacífica para o socialismo-democrático, o reformismo de Kautsky é diferente do reformismo do PDT a partir das visões de Jango e de Brizola!

No caso do PDT, o conteúdo nacional-reformista tem o sentido de libertação nacional. Embora respeite a legalidade democrática, a agenda trabalhista visa a participação do povo na tomada das principais decisões de um país em desenvolvimento que busca a sua emancipação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As teses de Karl Kautsky se deram numa Alemanha com uma classe trabalhadora cada vez fortalecida e representada inclusive no campo parlamentar pelo SPD. O processo de aburguesamento e de burocratização do SPD permitiu a existência das teses do oportunismo à direita (isto é, revisionismo).

No Brasil não. O trabalhismo de Vargas, inspirado entre o socialismo utópico de Saint-Simon (com as teses de justiça social e riqueza c/ industrialização), positivismo social e as visões de Alberto Pasqualini, seria incompatível com as teses de Karl Kautsky em toda a essência!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a Carta Testamento, radicalizando o nacionalismo-popular e o anti-imperialismo, Vargas colocou de forma clara o quanto as classes dominantes não se importavam com o país, com os direitos sociais do povo e elementos democráticos como a soberania popular.

E a partir da Carta Testamento, tanto João Goulart quanto Leonel Brizola viam a necessidade de construção de uma agenda de emancipação nacional com ampla participação popular numa democracia diária!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Logo, se torna incompatível certas leituras do revisionismo de Karl Kautsky (e mesmo de Eduard Bernstein) para o trabalhismo brasileiro, de fundo nacional-popular e anti-imperialista.

As teses de Kautsky só serviriam para um partido socialdemocrata em uma democracia solidificada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em um país em desenvolvimento como o Brasil, onde as elites são antidemocráticas e não há solidez nas instituições republicanas, as teses revisionistas de Kautsky são incompatíveis. E o trabalhismo, com o seu caráter emancipador e popular, adquire centralidade na agenda nacional!

Talvez o revisionismo de Karl Kautsky encontre algum fulcro nas visões ciristas de gente como Nelson Marconi.

Só que há um problema no cirismo. Grave!

A base social do cirismo é pequeno-burguesa.

E as teses revisionistas de Karl Kautsky se direcionam à classe trabalhadora.

Diferente do cirismo, entre o nacional-desenvolvimentismo e as posições entre o centro e a socialdemocracia, Karl Kautsky advogava a transição pacífica ao socialismo com o fortalecimento político e parlamentar dos trabalhadores reconhecendo valores da liberal-democracia!

De forma que quem se diz trabalhista, mas não conhece a gênese do trabalhismo brasileiro e se guia em revisionistas como Kautsky/Bernstein como base, precisa rever seus conceitos.

O trabalhismo brasileiro transita desde o positivismo social até a Teoria Marxista da Dependência!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO