CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Fernando Rosa avatar

Fernando Rosa

Fernando Rosa, jornalista, editor do blog Senhor X, especializado em geopolítica.

71 artigos

blog

Rio Centro, de novo?

Diante da insistência do general Augusto Heleno, é de se perguntar qual interesse está por trás desse tipo de divulgação feita de forma irresponsável e sensacionalista. Estranho ao papel de um Ministro da Defesa, a insistência do general dá margem para pensar que se trata de estímulo para que alguém cumpra a sua agenda “terrorista”

Rio Centro, de novo?
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Antes, o general Augusto Heleno, o futuro Ministro da Defesa, vazou um vídeo de reunião onde especulava sobre a existência de um novo atentado contra o capitão Jair Bolsonaro. O vídeo foi divulgado na semana final do segundo turno e, naquele momento, foi secundarizado e tratado como um lance eleitoral. O general Augusto Heleno ainda não havia sido indicado formalmente Ministro da Defesa e agia como um homem da campanha.
 
No entanto, já na condição de futuro Ministro da Defesa, o general Augusto Heleno voltou ao tema do atentado, novamente sem prestar qualquer informação concreta. Segundo ele, ao jornal O Globo, “o serviço de inteligência do país descobriu indícios de um plano, que qualificou como ‘terrorista’, contra o presidente eleito Jair Bolsonaro”. Ao mesmo tempo, circulou na capital federal a informação de que Bolsonaro planeja tomar posse em carro fechado e blindado, ao contrário dos presidentes anteriores, que chegaram ao Palácio do Planalto em carro aberto.
 
Ainda de acordo com o jornal, o general não disse quem poderia ter sido o autor do plano e nem quais as providências tomadas em relação ao caso. Na mesma matéria, o Globo afirma que as informações sobre o suposto plano de ataque contra Bolsonaro foram discutidas em reuniões na PF e da Abin. As reuniões já devem ter contado, certamente, com o “homem de confiança” de Bolsonaro, o delegado Daniel França que, depois de ausente no dia do atentado em Juiz de Fora, retornou, a seu pedido, ao comando da sua equipe da segurança.
 
Diante da insistência do general Augusto Heleno, é de se perguntar qual interesse está por trás desse tipo de divulgação feita de forma irresponsável e sensacionalista. Estranho ao papel de um Ministro da Defesa, a insistência do general dá margem para pensar que se trata de estímulo para que alguém cumpra a sua agenda “terrorista”. Ou, mais grave, gerar a desconfiança de que alguma armação criminosa estaria em curso com objetivo de responsabilizar a oposição, como se tentou no caso da “facada”.
 
A nova declaração do general Augusto Heleno aconteceu exatamente no momento em que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal adiava decisão sobre a “Lei Antiterrorismo” (PLS 272/16). Por iniciativa do senador Magno Malta, o governo pretende criminalizar lideranças políticas e sociais e entidades por “motivações” de ordem “política, ideológica e social”. “Esse texto é um violento atentado à democracia brasileira”, alertou o Líder do PT, Lindbergh Farias (RJ).
 
A difusão desse tipo de informação ocorre no momento em que segue sem esclarecimento o assassinato da vereadora Marielle, nas barbas do Exército. Ou que estranhos fatos se sucedem em Juiz de Fora, incluindo novas mortes, tiroteios entre policiais e “pagamentos” com dinheiro falso. É de esperar que a mídia busque apurar com mais rigor esse tipo de informação para evitar que o país seja surpreendido por ações do tipo “Rio Centro”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO