CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Bruno avatar

Ricardo Bruno

Jornalista político, apresentador do programa Jogo do Poder (Rio) e ex-secretário de comunicação do Estado do Rio

144 artigos

blog

Saiba quem são os candidatos de Lula no Rio nas eleições municipais de 2024

"O Rio, berço político de Jair Bolsonaro, passa a ter forte simbolismo na movimentação de peças no tabuleiro das eleições municipais", analisa Ricardo Bruno

Eduardo Paes e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Capitaneado pelo núcleo político do Palácio do Planalto, ganha corpo o movimento das forças alinhadas ao presidente Lula visando a definição de candidaturas que unifiquem a base progressista nos municípios da região metropolitana do Rio. A ideia é consolidar a presença da frente democrática neste cinturão de forte densidade eleitoral, que responde por cerca de 70% dos eleitores do estado.

A vitória neste território representaria a ascensão da base lulista em área onde o bolsonarismo deitou raízes no estado. Apesar do poder os partidos de práticas próximas à extrema direita é tarefa estratégica do atual comando político do Planalto. E o Rio, berço político de Jair Bolsonaro, passa a ter forte simbolismo na movimentação de peças no tabuleiro das eleições municipais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Veja o quadro em cada munícipio: Na capital, a tendência dominante é o apoio à reeleição de Eduardo Paes. O PT reivindica a indicação do vice, disputada internamente por três correntes: a deputada Benedita da Silva sugere o nome da vereadora Tainá de Paula; o vice-presidente nacional do partido, Washington  Quaquá indica o vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan, seu filho; e outras tendências sugerem o nome de André Ceciliano, atual secretário de Assuntos Federativos.

 A única resistência é do deputado Lindbergh Farias que, por estratégia pessoal, prefere um nome nitidamente de esquerda, como o professor Tarcício, do PSOL. A dissidência, contudo, não tem força para se impor ao conjunto do partido, hoje fechado com Paes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em Nova Iguaçu, o deputado Lindbergh Farias tem precedência sobre outros nomes: já foi prefeito da cidade, onde reúne expressiva base eleitoral. Se não quiser ou, por estratégia do comando nacional do partido, permanecer na Câmara dos Deputados, há a possibilidade de se lançar o deputado pedetista Max Lemos, com o apoio dos demais partidos da frente progressista.

Duque de Caxias é outro município com dois nomes postos à mesa. O candidato natural seria o deputado federal Marcos Tavares (PDT). Ele tem o apoio de Washington Quaquá e de outras lideranças regionais do PT, como o ex-ministro Celso Pansera. Em outra frente, o PV tenta viabilizar o nome do ex-prefeito Zito, que recentemente se filiou à legenda pelas mãos do ex-deputado André Lazaroni.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em Belford Roxo, a questão está fechada. O candidato será o nome escolhido pelo prefeito Waguinho: Matheus Carneiro, seu sobrinho. Lula tem relação direta e pessoal com o prefeito e sua esposa, a deputada Daniela Carneiro. Após a saída da parlamentar do ministério do Turismo, prevalece o entendimento de que é necessário recompensar o casal com apoio político e administrativo.

Em Niterói, o PT caminha para apoiar o ex-prefeito Rodrigo Neves, que, embora ainda não admita publicamente a candidatura, deve ser o nome da frente progressista na cidade. Pesquisas qualitativas mostram que ele teria condições mais favoráveis para garantir a vitória e derrotar o bolsonarismo na cidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em São Gonçalo ,o projeto é consolidar o nome do deputado federal Dimas Gadelha (PT), que perdeu as eleições em 2020 para atual prefeito, o bolsonarista Capitão Nélson,  por apenas 5 mil votos. Para que haja a unidade almejada, o ex-deputado Dejorge Patrício (PDT) teria de abdicar da postulação. Tenta-se essa composição.

Em Maricá, que nos últimos 15 anos se tornou uma espécie de protetorado petista no Rio, há absoluto consenso em torno da maior liderança política da cidade:  o ex-prefeito Washington Quaquá, que, ao lado do atual, Fabiano Horta, são responsáveis pelas profundas transformações sociais ocorridas no município nos últimos anos. As divergências com o grupo do deputado estadual Renato Machado foram inteiramente superadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A deputada Zeidan é o nome petista para avançar na região Leste expandindo o projeto de Maricá para Itaboraí. O PT, que indicou o vice do atual prefeito Delaroli, não gostou nada do resultado da aliança de 2020 na cidade. Zeidan vai apresentar aos eleitores de Itaboraí, cidade com forte influência de Maricá, a possibilidade de adoção de políticas públicas inovadores, como a tarifa zero dos “vermelhinhos”.

Em Paracambi, o deputado estadual Andrezinho Ceciliano, filho do atual secretário de Assuntos Federativos, é o nome do partido. Na cidade, a família tem forte influência política. O pai já comandou a prefeitura.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO