CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Frei Sérgio Görgen avatar

Frei Sérgio Görgen

Dirigente do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e Via Campesina

13 artigos

blog

"Se eles calarem"

Muitos, milhões, fiéis em Deus, assumindo-se cristãos, confusos, desorientados, com tantas palavras desencontradas

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um genocídio em andamento, com uma pandemia destruindo vidas, relações e postos de trabalho. Milhares morrendo, milhões chorando, enormidade delas, mortes evitáveis. 

Os pobres desorientados, abandonados e enganados. O povo indígena abandonado à sua própria sorte. O desemprego e a fome batendo às portas de milhões. Camponeses sem apoio. A democracia ameaçada, Amazônia devastada,  meio ambiente degradado e as ideias fascistas buscando legitimação na sociedade. A mentira grassando em todos os cantos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Muitos, milhões, fiéis em Deus, assumindo-se cristãos, confusos, desorientados, com tantas palavras desencontradas. Alguns ditos representantes de Deus abençoando e defendendo este descalabro todo. E o santo nome de Deus e o Evangelho de Jesus usado para legitimar a opressão, injustiça, o autoritarismo e o genocídio.

Vozes proféticas soavam cá e lá, importantes, significativas, porém, sem a força coletiva da investidura sagrada. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há momentos na história em que o silêncio é o pecado da omissão. 

Quando Jesus entrou em Jerusalém, montado no burrico, sinal da humildade e serviço ao povo, representava a esperança e o caminho a seguir. Numerosos discípulos, no relato de Lucas,  levantaram a voz e saudaram o fulcro de vida que Jesus representava em meio à tanta injustiça, morte e opressão. Os poderosos, representados na voz dos fariseus, exigiam seu silêncio. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Do meio da multidão, alguns fariseus lhe disseram: ‘Mestre, repreende teus discípulos’. Mas ele respondeu: ‘Eu lhes digo: se eles calarem, as pedras gritarão’.” Lc 19, 39-40.

Há horas em que há de se dizer: chega. Ou as “pedras gritarão”. Acredito que este momento soou no coração e na mente dos bispos que assinaram a Carta ao Povo de Deus. Por isto a voz profética necessária irrompeu no documento de 152 bispos católicos e ecoou pelo Brasil afora.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há que se valorizar a coragem destes profetas. Há que se ter compreensão com os vários que, de coração, assinariam, mas que, por cuidados locais, cautelas pastorais, razões institucionais, não puderam ou preferiram não aportar seus nomes na importante carta. 

Para os mornos, rezo para que a misericórdia divina seja maior do que o adágio de Apocalipse 3, 15-16. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já os pastores católicos que defendem e apoiam o atual governo, aguardo e respeitarei sua posição pública em manifesto escrito, com seus argumentos e suas razões. Seria importante para o debate, para o pluralismo, o respeito às posições diversas, mas também, a exposição ao escrutínio público. 

De resto, bendito momento que 152 discípulos gritaram antes que as pedras. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sinal de estímulo à organização da sociedade para salvar vidas e construir processos coletivos para reestruturar a sociedade brasileira em bases solidárias, justas e fraternas, durante e pós pandemia. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO