CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Se Gil quer Lula livre tem que votar nele

"'Sou Lula livre, não necessariamente para votar nele', declarou Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura de Lula. Ele está equivocado. Não há como Lula ficar livre antes das eleições", diz o colunista Alex Solnik; "E uma grande chance de isso acontecer se ele puder concorrer, vencer e tomar posse. Se Gil quer Lula livre tem que votar nele. Só vencendo Lula poderá ficar livre. E não o inverso"

Se Gil quer Lula livre tem que votar nele
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Sou Lula livre, não necessariamente para votar nele" declarou Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura de Lula. Ele está equivocado. Não há como Lula ficar livre antes das eleições. E uma grande chance de isso acontecer se ele puder concorrer, vencer e tomar posse. Se Gil quer Lula livre tem que votar nele. Só vencendo Lula poderá ficar livre. E não o inverso.

O raciocínio se baseia na tese do jurista Afrânio Silva Jardim. Ele corrigiu minha afirmação da coluna anterior de que se o Brasil adotasse a determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU Lula poderia ser eleito, mas não tomaria posse por estar preso, tendo, então, de ser substituído pelo vice.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Se Lula for eleito seu processo será suspenso e ele terá de ser solto" contesta, acertadamente, o jurista. "A constituição veda que o presidente seja processado por suposto crime anterior ao exercício do mandato". "O voto popular seria o alvará de soltura". "A constituição declara que todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido".

A tese se aplica perfeitamente à resolução da ONU. O que a ONU pede? Que a candidatura de Lula não seja impugnada. Que ele possa fazer campanha na TV, dar entrevistas, ter o nome na urna e ser eleito. Mesmo preso. Eleito, diplomado e empossado, o processo do tríplex e demais são suspensos enquanto durar seu mandato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No caso de a candidatura ser impugnada a chance de esse roteiro virar realidade existe, embora menor. Tudo vai depender de quando a impugnação for efetivada e da velocidade do julgamento dos recursos. Enquanto não houver decisão final – do STF e não do TSE – a candidatura é válida. Se a decisão final não for tomada até 31 de dezembro e Lula tiver vencido a eleição, ele recebe o diploma, toma posse e fica livre para governar o Brasil pela terceira vez.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO