CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Joaquim de Carvalho avatar

Joaquim de Carvalho

Colunista do 247, foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa). E-mail: joaquim@brasil247.com.br

271 artigos

blog

Se Mauro Cid foi preso, por que Bolsonaro, que se beneficiou do crime, continua em liberdade?

Ex-presidente é um caso clássico de patrimonialismo: enriqueceu e fez o que quis nos cargos que ocupou, não o que podia ou a lei autorizava

Jair Bolsonaro e Mauro Cid (Foto: Isac Nóbrega/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um servidor público que trabalhava no Palácio do Alvorada quando Jair Bolsonaro morava no local contou ao jornal Metrópoles que uma noite, querendo uma garrafa de vinho, arrombou a adega com um chute porque a porta tinha sido trancada e ele estava sem chave.

A cena é a síntese do que foram os quatro anos dele no posto mais importante da república, a Presidência. Fosse só a porta da adega, o problema seria menor. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, nesta quarta-feira, o público toma conhecimento de que o sistema de vacinação foi adulterado para que ele, a filha e os aliados mais próximos fizessem constar informação falsa de que haviam sido imunizados contra a covid-19, a fim de que pudessem entrar em outro país.

Some-se a esse fato outros que já estão comprovados, como a apropriação de jóias que pertenciam ao acervo público da União e a pressão sobre auditores da Receita Federal para subtrair outro lote de bens de alto valor, que teriam sido dados de presente pela monarquia saudita, "generosidade" ainda obscura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Poderia-se atribuir o comportamento do ex-presidente da república à insanidade. Mas, como diz o ditado popular, "louco não rasga dinheiro". Bolsonaro é, pelo que mostra sua história à frente de cargos públicos, apenas desonesto, e a vítima são o povo, com a violação do princípio da administração republicana.

Desde que era candidato a presidente, sabe-se que o patrimônio dele e da família é incompatível com recursos de fontes lícitas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Parte da origem da riqueza acumulada se deve a rachadinha, eufemismo de um crime grave, peculato, mas o desvio de salário de assessores (fantasmas ou não) não explica tantos imóveis e empresas, estas em nome de parentes.

Bolsonaro é um caso clássico de patrimonialismo, vê a coisa pública como se fosse propriedade dele. Faz o que quer, não o que pode e a lei autoriza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para o subprocurador geral Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça, o caso da fraude no sistema de vacina é muito grave.

“Com a prisão preventiva de Mauro Cid, as investigações sobre desmandos do governo de Bolsonaro assume um novo patamar. A suposta falsificação de dados vacinais para o então presidente não vacinado viajar aos Estados Unidos da América do Norte é notícia gravíssima que insere o ex-chefe do governo na seara de crimes contra a Administracao”, afirma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Chega-se perto de medida constritiva de liberdade contra Bolsonaro”, acrescenta. Em outras palavras, seria o caso de prisão preventiva.

Não se trata de punitivismo, mas de ação judicial para proteger a instrução criminal, dado que, tendo filhos e aliados influentes, três com grande poder (os governos de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina), Bolsonaro pode pressionar testemunhas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, é impossível entender por que seu ajudante de ordens foi preso e ele não. "Se Mauro Cid foi preso, Bolsonaro, em tese, terá o mesmo tratamento, pois é o beneficiário", observa Aragão.

Tantos desmandos precisam de uma resposta enérgica por parte do Estado.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO