CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

815 artigos

blog

Ser de esquerda em tempos sombrios

"Ser de esquerda em tempos difíceis é saber valorizar os avanços e os limites que bloquearam a possibilidade de dar continuidade a esses avanços. É fazer balanços autocríticos sem se deter, retomando a luta, ao mesmo tempo, a partir do conquistado e apontando para novos objetivos", escreve Emir Sader, alfinetando "quem se caracterize por ser mórbidos coveiros da esquerda", que parecem "que se comprazem com os reveses"; "2018, mais do que outros anos, testa nosso caráter de militantes de esquerda. Saberemos enfrentar os desafios, como quer que eles se apresentem, para superar os tempos sombrios e retomar os caminhos da esperança", afirma o colunista

"Ser de esquerda em tempos difíceis é saber valorizar os avanços e os limites que bloquearam a possibilidade de dar continuidade a esses avanços. É fazer balanços autocríticos sem se deter, retomando a luta, ao mesmo tempo, a partir do conquistado e apontando para novos objetivos", escreve Emir Sader, alfinetando "quem se caracterize por ser mórbidos coveiros da esquerda", que parecem "que se comprazem com os reveses"; "2018, mais do que outros anos, testa nosso caráter de militantes de esquerda. Saberemos enfrentar os desafios, como quer que eles se apresentem, para superar os tempos sombrios e retomar os caminhos da esperança", afirma o colunista (Foto: Emir Sader)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os tempos sombrios apresentam novos desafios à esquerda. Como seguir adiante frente a tão brutais retrocessos? Como se propor um futuro de esperança diante de tanta desesperança? Como manter os princípios diante de tantas renúncias, tantos oportunismos, tantos silêncios cúmplices?

Os tempos de reveses, de brutal ofensiva da direita, são propícios para o pessimismo, o catastrofismo, mas também para o oportunismo, o silêncio e a passividade cúmplices.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A esquerda nunca lutou a favor da corrente. Nasceu para se opor à injustiça, à opressão, às discriminações. Nasceu para lutar pelo direito de todos, pela igualdade, pela justiça.

A esquerda luta a partir dos seus princípios, para conquistar pelo convencimento à maioria da população, dos seus valores, das suas propostas. A esquerda está sempre do lado de quem luta pela igualdade, enquanto a direita considera a desigualdade algo natural e até positivo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No Brasil do século XXI, a esquerda se impôs quando conseguiu convencer a maioria dos brasileiros de que o problema fundamental do país é a extrema desigualdade, a concentração de renda, a pobreza, a miséria, a exclusão social. Convenceu e provou que é possível superar esses problemas, com o apoio da maioria da população, com o apoio ativo e entusiasta do povo brasileiro.

Deu inicio à construção de uma sociedade em bases distintas. Avançou, mesmo sem ter conseguido resolver problemas estruturais, de que se valeu a direita para retomar a iniciativa e impor duro revés à esquerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ser de esquerda em tempos difíceis é saber valorizar os avanços e os limites que bloquearam a possibilidade de dar continuidade a esses avanços. É fazer balanços autocríticos sem se deter, retomando a luta, ao mesmo tempo, a partir do conquistado e apontando para novos objetivos.

Há quem se caracterize por ser mórbidos coveiros da esquerda, parece que se comprazem com os reveses, como estavam incomodados com os avanços por vias que eles não previam. Não são os que fazem história. Só lamentam que ela não corra pelos trilhos que eles gostariam.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O militante de esquerda não é um livre atirador, que opina, uma hora numa direção, outra hora na outra. O militante participa de um projeto coletivo de transformação da realidade.

É militante de um partido, de um movimento popular, de um coletivo, de que faz parte.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ser de esquerda em tempos sombrios é saber vislumbrar, para mais além das névoas do presente, as nova luzes do futuro. É trabalhar com tenacidade por esse novo caminho. É aprender do passado para tirar lições no presente, projetando o futuro.

Ser de esquerda em tempos sombrios requer força de princípios, capacidade de compreender a nova realidade, mas requer também caráter.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2018, mais do que outros anos, testa nosso caráter de militantes de esquerda. Saberemos enfrentar os desafios, como quer que eles se apresentem, para superar os tempos sombrios e retomar os caminhos da esperança.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO