CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valério Arcary avatar

Valério Arcary

Valério Arcary é historiador e membro da Coordenação Nacional do Resistência/PSOL.

120 artigos

blog

Ser de esquerda no Brasil não é fácil

"Ser de esquerda no Brasil é ser parte de uma minoria. E ser muito tempo uma minoria não é fácil. Ser uma minoria é estar à margem do fluxo de opinião majoritário", diz o historiador Valério Arcary, da direção do PSOL, sobre os desafios da esquerda no Brasil de hoje

(Foto: Foto: Pablo Nacer (Brasil 247))
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ser de esquerda no Brasil é ser parte de uma minoria. E ser muito tempo uma minoria não é fácil. Ser uma minoria é estar à margem do fluxo de opinião majoritário. Precisamos conversar sobre as causas e consequências impostas por esta condição de relativa marginalidade. A experiência de ter as nossas opiniões, sistematicamente, desaprovadas e refutadas gera desgaste. A crítica de nossas ideias não é o mesmo que a rejeição de nossas pessoas, mas é uma experiência emocional difícil. Há um dano. Onde há dor, há medo da dor, portanto, reflexos defensivos. Um dos perigos é a autocensura interiorizada preventiva.

Diferente de alguns países vizinhos, a imensa maioria da sociedade no Brasil, mesmo se considerarmos somente a classe trabalhadora, não tem uma definição ideológica. Defender o socialismo provoca alguma perplexidade. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ser militante de esquerda é ainda mais estranho. Sejamos francos uns com os outros. Ter um compromisso político, participar de sindicatos, movimentos e partidos e manter uma atividade consistente para construir uma ferramenta coletiva desperta curiosidade, mas também, dúvida nos nossos locais de trabalho e estudo, para não falar de nossas famílias. Há um estranhamento.  

Os companheiros que nos cercam podem até admirar a abnegação e o desprendimento, mas não é incomum que militantes sejam observados com alguma suspeita. Os que nos rodeiam ficam interessados, mas desconfiados. Em algum momento nos perguntam: o que você ganha com isso? Você quer ser candidato? Quando dizemos que não, ficam desconcertados. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas pode ser pior. Porque a esquerda radical é uma minoria dentro da minoria. Aí é ainda mais complicado. Estar o tempo todo defendendo ideias revolucionárias contra a corrente deixa sequelas. Como estamos sempre argumentando com aqueles que nos cercam, porque desejamos convencê-los da legitimidade das lutas que defendemos, mas eles nos contrariam, nos desgastamos e endurecemos. É inevitável amadurecer depressa. Se começamos a militar muito jovens, que é o mais comum, amadurecemos muito depressa. Endurecemos, também, rapidamente. 

Porque mesmo que a maioria das pessoas com quem mantemos relações presenciais ou virtuais seja gentil, o que nem sempre acontece, o fato é que elas, a maior parte do tempo, e sobre a maioria dos temas, não concorda conosco. E como somos militantes devemos tomar a iniciativa de procurar as discussões. Sabemos que precisamos ser persuasivos, mas não podemos ser invasivos, nem abruptos. Uma boa atitude exige paciência e perseverança. Mas a verdade é que um trabalho de base sério e constante para organizar e mover pessoas é exaustivo e cansa. Todos temos nossos limites.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ser convincente exige ter domínio do que defendemos. A insegurança se transforma, facilmente, em exasperação. Mas ninguém gosta de conversar com quem está o tempo todo zangado. O conhecimento exige tempo, portanto, estudo, disciplina, uma educação política permanente, porque a luta socialista é uma maratona. A revolução não está na próxima esquina. Ser militante é um aprendizado para a vida, porém não é indolor. Manter o equilíbrio emocional é indispensável.  

Outra vez, pode ficar pior. Porque quanto mais e melhor explicamos nossas ideias, menos as pessoas concordam, ou porque não acreditam que seja possível, ou porque têm medo, ou por outras razões. É assim em condições normais de dominação capitalista. Mais grave em uma situação reacionária como agora, quando as ideias revolucionárias são ainda mais minoritárias. Defendemos um projeto grandioso, mas muito difícil de conquistar. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

São muito poucos os que concordam conosco. Como somos muito minoritários, é inevitável que prevaleça entre nós uma tendência de dialogarmos entre nós mesmos. É muito mais confortável estar entre aqueles que pensam como nós.

Esta pressão nos deixa encerrados em uma “zona de conforto”. Mas isolados. Ou prisioneiros de uma perigosa dinâmica que acentua a condição de uma comunidade fechada, o que só pode agravar a condição de marginalidade. O isolamento crônico é fatal. Em resumo, involuntariamente, vamos nos tornando sectários. E quando consolidamos uma mentalidade sectária, as nossas posições políticas vão, aos poucos, sendo contaminadas porque perdemos a lucidez. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O mais triste é quando somos tão sectários que nem sabemos que somos sectários. Sectários “profissionais” já nem se esforçam de sair da condição de marginalidade. Ao contrário, “racionalizam” a marginalidade. Adaptam-se à marginalidade. Assim, organizações com impulso revolucionário verdadeiro reduzem-se a círculos de propaganda estéreis que perdem os reflexos políticos. Diminuem-se à condição de grupos literários que escrevem ideias, somente, para si mesmos. Ossificam como “partidos-museu”, testemunhas e comentaristas da realidade.

Atingido este estágio, toda conversa com quem tem uma diferença, frequentemente, tática, transborda em uma discussão desproporcional. Já nem se valoriza o respeito por quem defende ideias que são, em grande perspectiva, muito parecidas com as nossas. Ao contrário, a rivalidade com quem está mais próximo é até mais intensa. E assim, pelo caminho da intolerância, militantes que poderiam atuar, lealmente, juntos, e construir lutas juntos, perdem a mais elementar camaradagem, deixam de ser cumprimentar, e se desmoralizam uns aos outros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas podemos ser melhores do que isso. Existe outro caminho. Ele nos impõe a ousadia de nos transformarmos a nós mesmos na luta pela transformação política da sociedade.  Essa ousadia é o contrário da acomodação. Ela exige (a) uma conexão com a realidade, muita disposição por participar das lutas, portanto, manter vínculos saudáveis com a militância de esquerda das outras correntes, porque não somos, felizmente, os únicos revolucionários; (b) uma mente aberta, uma curiosidade intensa e desejo de aprendizagem sincera, portanto, apreço pela teoria, e capacidade de admitir os nossos erros sem excessos de dramatização; (c) um internacionalismo vivo, de quem compreende que o destino da causa socialista não tem fronteiras. 

E a valorização da fraternidade entre nós.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO