Será a gota d'água?
'A biodiversidade-manutenção de matas nativas - limita os incêndios naturais"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Noites geladas, dias quentes. Nas primeiras horas da manhã o orvalho se forma, com a condensação de vapores da água. Essas pequenas gotas de água concentram os raios do sol. Funcionam como pequenas lentes de aumento, com refração de até 2 vezes. São como fósforos acesos, que num ambiente seco, com ventos quentes, provocam incêndios. Incêndios com causas naturais.
Ribeirão Preto já foi a capital do agronegócio. Suas terras já abrigaram imensos laranjais. Mas a região tem enorme vocação para a cana de açúcar. Quando a colheita era manual (feita pelos boias frias), há uns 20 anos, as queimadas eram utilizadas propositalmente para eliminar a palha, facilitando o corte e o transporte. Essa palha queima fácil demais.
A abundância de palha, o clima seco e quente e as gotas do orvalho da manhã são receita certa para muitos incêndios. Queimadas com causas naturais são comuns, como a que atingiu o parque de Yellowstone, nos EUA, em 1988. Conhecido entre os brasileiros da minha geração por ser o habitat do Zé Colmeia e do Catatau, o parque ardeu por meses, sem que os biólogos deixassem apagar. O cenário pós apocalíptico durou algum tempo. Mas o fogo limpou as matas de material orgânico acumulado, permitindo o ressurgimento do parque, com força e beleza únicas.
O AGRO altera e retira as matas nativas e extingue a biodiversidade, visando a utilização máxima do solo, numa maior relação US$/hectare. A biodiversidade-manutenção de matas nativas - limita os incêndios naturais, pela preservação das fontes, nascentes e humidade.
Mas isso não explica como 50 cidades tiveram tantos focos de incêndios. Isso não foi natural. E cabe a polícia investigar o assunto. Numa investigação preliminar foram encontrados indícios do envolvimento do PCC com os incendiários detidos, num esquema criminoso da máfia dos combustíveis. Isso continua sendo investigado. E se há ligação com grupos políticos. Silas Malafaia gravou um vídeo onde sugere que é preciso “aumentar a temperatura” para o povo se revoltar. Isso é apologia ao terrorismo. Há muita coisa a ser apurada ainda. Vamos aguardar.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: