CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

916 artigos

blog

"Sertanojo" universitário é lixo ideológico e cultural

“O ‘sertanojo’ universitário é a trilha sonora do agrofascismo tupiniquim, escreve Eduardo Guimarães

Gusttavo Lima e Eduardo Bolsonaro (Foto: Reprodução/Facebook)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Gusttavo Lima apoiou Bolsonaro em 2018 e vive repetindo o lema histórico do fascismo originário:  "Deus, pátria, família". A baboseira fascista que o "mito" vive entoando. E esse é só mais um entre hordas de cantores solo e duplas que dominam  hoje a música brasileira com o "sertanejo universitário". 

Mas se você pensa que esse sucesso todo vem do talento dos tais artistas, engana-se. Há uma gigantesca estrutura política e econômica por trás deles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O gênero sertanejo universitário bomba devido a enormes investimentos do agronegócio e seu fetiche sobre o "homem de bem do campo que sustenta a cidade", como revelou matéria recente da revista Piauí. 

Na verdade, porém, 75% dos alimentos que consumimos no Brasil são plantados, colhidos e distribuídos pela modesta infraestrutura da agricultura familiar, ou seja, dos pequenos produtores. O agronegócio só quer saber de exportar e forçar o preço interno dos alimentos a se equiparar aos de exportação. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim como o golpe de 2016 fez com a Petrobras através da famigerada PPI (Paridade de Preços Internacionais), o agronegócio faz com os alimentos exorbitantes que boa parte da sociedade mal pode comprar. 

O que faz os "Gusttavos Lima" da vida bombarem tão forte no mercado fonográfico enquanto torturam ouvidos indefesos de quem tem um mínimo de bom gosto é a indústria fonográfica e o famigerado “jabá”, o dinheiro que os produtores pagam para que suas músicas sejam tocadas "ad nauseam" . 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A empresária de Anitta, segundo a Piauí, declarou, em entrevista, que o agronegócio paga o "jabá" para esse lixo cultural bombar porque já o comprou. O resultado é que nove das dez músicas mais tocadas no Spotify eram sertanejos universitários. E haja força para suportar aquelas músicas mal escritas, todas com o mesmo ritmo e falando sobre "dor de corno".

A reportagem relata, ainda, que é do conhecimento até do gado (não do bolsonarista, mas dos bovinos reais) que há um lobby poderoso do agronegócio na política nacional que fez com que, em 2014, a JBS patrocinasse a campanha de 11 partidos políticos, levando a bancada ruralista a fazer 24 dos 27 senadores eleitos (!!).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O "sertanojo" universitário é a trilha sonora do agrofascismo tupiniquim... 

Note-se que qualquer duplazinha sertaneja já começa a carreira com ônibus, jatinhos e milhares de seguidores em suas redes sociais. Talento? Não, claro que não. Investimento multimilionário do agronegócio, que usa esse investimento para estupidificar as pessoas com letras açucaradas e despolitizadas, enquanto os ruralistas devastam o meio-ambiente. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É por essas e por outras que nove entre dez sertanejos são bolsonaristas...

Quanto ao autêntico sertanejo, que retratava a vida do campo, não tem espaço em um país em que a extrema-direita dominou a parcela mais consumida da cultura em um país cada vez mais boçalizado pelo mau-gosto, pela futilidade e pela pseudo valentia dos cowboys fascistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas o agro-sertanejo-universitário não fica só nisso. Precisa afastar as pessoas do que resta de verdadeira cultura. Teatro, cinema, gêneros que requerem mais talento que os de vozinhas miudinhas e letras semianalfabetas. Daí os ataques à Lei Rouanet, fórmula genial de financiar a cultura (de verdade).

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO