CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
William Robson Cordeiro avatar

William Robson Cordeiro

Jornalista, músico e Professor. Doutor em Jornalismo pela UFSC e mestre em Estudos da Mídia (UFRN)

43 artigos

blog

Sinais de esperança que vêm da Espanha

Os sinais espanhois  estão na contramão do mundo gestado pelo ódio do Trump, mimetizado grotescamente por Bolsonaro e conduzido sob a onda mitômana de Steve Bannon. Aliás, Bannon abraçou o partido espanhol de extrema-direita Vox, que felizmente teve desempenho decepcionante

Sinais de esperança que vêm da Espanha
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A vitória do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), que pode garantir a manutenção de Pedro Sánchez no Palacio de La Moncloa, emite um sinal para o mundo. A legenda conquistou 123 cadeiras do parlamento, um crescimento expressivo em relação às 84 atuais e a melhor marca desde 2008. Por outro lado, o partido do franquista Mariano Rajoy, do Partido Popular (PP) caminhou para o mesmo  fim do seu congênere no Brasil, o PSDB, um revés avassalador que encolheu a sua bancada pela metade.

Os sinais espanhois  estão na contramão do mundo gestado pelo ódio do Trump, mimetizado grotescamente por Bolsonaro e conduzido sob a onda mitômana de Steve Bannon. Aliás, Bannon abraçou o partido espanhol de extrema-direita Vox, que felizmente teve desempenho decepcionante. O Vox representa uma linha política que não pisava no Parlamento há 40 anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na sexta-feira (26), em seu penúltimo comício, o premiê Pedro Sánchez, alertou sobre a barbárie que avança em muitos países, entre eles o Brasil. Citou as eleições  de Donald Trump, nos Estados Unidos,  e de Jair Bolsonaro, no Brasil, e do susto provocado pela extrema-direita na Finlândia, que quase foi alçada ao poder. "O perigo existe e é real", disse.

Os episódios contrahegemônicos da Espanha e da Finlândia abrem algumas abas. Realmente o perigo é real, existe, e somos testemunhas. O Brasil é subordinado à ingovernabilidade, como atestou o presidente Lula. Uma falange de loucos. O povo brasileiro, aos poucos, acorda da hipnose midiática e da criminalização da política que os acometeram nos últimos anos e, assim, os  índices de popularidade e confiança no governo de malucos se esfarela rapidamente. O esvaio também erradia sinais conexos com aqueles vindos da Europa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro descendo escadaria abaixo é um reflexo americano. Trump sabe que a reeleição será o seu maior desafio. Seu ocaso é o ocaso do ódio, a interrupção de um movimento anticivilizatório que permeia o planeta atualmente. Uma derrota, provável, se chocaria tragicamente com o plano bolsonarista, em apoio popular decrescente e sem sua principal referência em evidência.

As placas tectônicas se movem igualmente na Argentina. Macri, o gênio liberal que levaria os argentinos à Terra Prometida onde jorra leite e mel, entrega uma nação na miséria, desemprego em alta, inflação descontrolada que importa uma velharia econômica acionada por Sarney  em 1986. Cristina Kirchner, com lawfare e com a elite lutando contra, é cotada para vencer as eleições presidenciais, com vantagem de quase 10 pontos nas sondagens de opinião.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vale dizer que Lula, em sua entrevista ao El País e à Folha, previu a vitória do PSOE e acredita no êxito da Cristina Kirchner na Argentina.

Há uma irradiação de esperança que parece se espalhar pelas nações, algumas acometidas pelo fascismo e políticas antipovo. Fenômenos como Bolsonaro, Trump e Orbán,  tendem a ser retratados sociológica e politicamente como eventos efêmeros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governador do Maranhão, Flávio Dino, postou no Twitter semelhante impressão. De que o partido apoiado pelo tal Steve Bannon fracassou nas eleições espanholas e  que "estas maluquices têm fôlego curto".

Os espanhois ouviram o clamor de Sánchez, um entusiastas da políticas do presidente Lula e apoiador de sua plena liberdade, e levantaram uma barreira contra a intolerância, a estultícia e a selvageria. Demonstraram que este movimento de ódio não se sustenta por muito tempo e lá não tem vez (Franco é coisa do passado).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula, em sua forma única de analisar e ver o movimento político do mundo, demonstra que a escuridão vai passar, porque não há noite que dure para sempre. Na citada entrevista histórica, disse: " O PT não foi destruído,  perdeu uma eleição". Esta mensagem diz muita coisa e tem tudo a ver com o contramovimento  em curso no mundo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO