CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Éden Valadares avatar

Éden Valadares

Chefe-de-gabinete do senador Jaques Wagner (PT-BA), com quem trabalhou nos ministérios da Defesa, Casa Civil e Gabinete Pessoal da Presidenta Dilma Rousseff

7 artigos

blog

Só pode desistir do Brasil quem nunca acreditou nele

"Não desista do Brasil." A frase célebre de Eduardo Campos, sacramentada na entrevista ao JN, ganha as páginas da grande imprensa, é pauta de articulistas, viraliza nas redes sociais e – pasmem! –, se transformou em provocação na boca da oposição

"Não desista do Brasil." A frase célebre de Eduardo Campos, sacramentada na entrevista ao JN, ganha as páginas da grande imprensa, é pauta de articulistas, viraliza nas redes sociais e – pasmem! –, se transformou em provocação na boca da oposição (Foto: Éden Valadares)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Não desista do Brasil." A frase célebre de Eduardo Campos, sacramentada na entrevista ao Jornal Nacional ganha as páginas da grande imprensa, é pauta das reflexões de articulistas Brasil afora, viraliza nas redes sociais e – pasmem! –, se transformou em provocação na boca da oposição. Não aceito tal provocação. Não há como aceitar. Seja por respeito à biografia de quem a proferiu, seja pela trajetória de quem tenta se apropriar dela como instrumento da disputa política.

Campos não desistiu do Brasil, isso é fato. Não à toa foi dirigente do movimento estudantil, fundador do Partido Socialista Brasileiro, deputado e governador aliado à agenda de esquerda, ministro do Governo Lula. Não à toa esteve sempre ao lado das mudanças, da pauta transformadora, da luta por mais igualdade social e pela democratização do país. A opção coletiva do PSB – sim, a candidatura de Eduardo representava um projeto coletivo partidário e não somente uma opção pessoal, como tentam resumir alguns comentaristas políticos – de apresentar chapa própria nestas eleições mais do que uma discordância com o governo, era um direito inegável de apresentar mais uma alternativa progressista ao país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, voltando, não há como aceitar tal provocação, sobretudo, pela história de quem tenta se apropriar. Me refiro aqui à oposição conservadora, ao PSDB, ao DEM e seus aliados – estejam eles nas redações, agremiações, federações patronais ou staffs do sistema financeiro.

Estes, sim, desistiram do Brasil!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desistiram do país ao propor o retorno da agenda neoliberal. Desistiram quando propõe o controle da inflação através do aumento do desemprego. Quando sugerem retirar do estado o papel de planejar o desenvolvimento do país e submeter ao tal "mercado" esse dever.

Desiste do Brasil quem é contra a ampliação das universidades federais, das escolas técnicas, do PRONATEC e do PROUNI. Quem é contra os Mais Médicos e quem, por hipocrisia, fala em mais saúde na TV mas no Congresso tira bilhões de recursos extinguindo a CPMF. Desiste do Brasil quem é contra o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa-Família, a recuperação do poder de compra do trabalhador.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desiste do Brasil quem não aceita, não acredita, não confia e não gosta do seu povo. Quem tem vergonha da pele, da cor, do sotaque, do cheiro do seu povo; estes sim, desistiram do país. Quem prefere, ao seu povo, uma "massa cheirosa".

Estes desistiram do Brasil. Aliás... quando foi mesmo que acreditaram?!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Coordenador de mídias sociais da campanha Rui Costa, foi assessor do Governador Wagner e secretário de juventude do PT/BA

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO