CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valter Pomar avatar

Valter Pomar

Historiador e integrante da Direção Nacional do PT

177 artigos

blog

Sobre Frei Betto

Ao invés de explicar o aparente paradoxo, Betto afirma que "em 12 anos de governo, o PT despolitizou a nação." Nem Deus, nem Betto, seriam capazes de tal prodígio

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em artigo intitulado A fábula petista, publicado na Folha de S. Paulo dia 10/11/2014, Frei Betto comete dois equívocos muito comuns entre figuras importantes do petismo.

Reproduzo abaixo a íntegra do texto a seguir criticado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O primeiro equívoco consiste no que chamo de fazer autocrítica pelos outros. Quem tivesse vindo de outro planeta e lesse o texto de Betto poderia achar que ele nunca foi de fato petista, que ele nunca influenciou os principais dirigentes do PT, que suas ideias não foram dominantes nos anos decisivos de nossa história e que em sua passagem pelo governo Lula, Frei Betto nunca foi picado pela mosca azul.

Em grande medida por não fazer sua própria autocrítica, Betto comete o segundo equívoco: o de analisar a atual situação, a partir dos mesmos pressupostos teóricos que levaram o PT a cair na situação atual.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O exemplo máximo disto está na identificação que ele faz entre a "progressiva desconstrução" do PT e o "projeto de poder". Nas palavras de Betto: "O projeto de Brasil cedeu lugar ao projeto de poder."

Na verdade aconteceu exatamente o contrário do que diz Betto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao longo dos anos 1990, o PT progressivamente substituiu sua estratégia de "conquistar o governo como parte do caminho para ser poder", por uma estratégia que supunha conquistar o governo e conviver com o poder dos grandes capitalistas.

Em parte por isto, grandes setores do PT passaram a preferir um péssimo acordo a uma boa briga.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em parte por isto, a organização do Partido, do campo popular, da classe trabalhadora, perderam centralidade.

Em parte por isto, os êxitos de um bom governo chegavam no máximo até as fronteiras dos poderes capitalistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O problema do PT nunca foi e não é ter adotado um "projeto de poder".

Os problemas do PT derivam em grande medida do oposto: ter enfraquecido seu "projeto de poder".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Boa parte do que Betto diz acerca do poder deriva de uma idéia vulgar acerca do que é o "poder". Vulgaridade que a própria classe dominante estimula, para que a classe trabalhadora não queira ter o poder, esta coisa "nojenta" e "corruptora". Vulgaridade que convive bem com um discurso de matriz religiosa, um discurso sedutor e basista que foi muito funcional aos que empurraram o PT para o caminho trilhado a partir dos anos 1990.

Por conta desta abordagem vulgar do tema, Betto não consegue compreender nem explicar corretamente o aparente paradoxo destes 12 anos: uma esquerda moderada & uma direita radical.

Quem tiver interesse acerca das causas reais deste paradoxo, sugiro o texto:
http://valterpomar.blogspot.com/2014/10/texto-escrito-pedidos-da-territorios.html

Ao invés de explicar o aparente paradoxo, Betto afirma que "em 12 anos de governo, o PT despolitizou a nação." Nem Deus, nem Betto, seriam capazes de tal prodígio. Não há como despolitizar uma sociedade de classes, pois onde há luta de classes há luta política, ou seja, luta pelo poder. E quem recusa a luta pelo poder, ajuda os poderosos.

A fábula petista, na verdade, poderia ser apresentada assim: enquanto as formigas lutavam, certas cigarras produziram uma teoria e uma estratégia que nos levaram aos impasses atuais. O melhor que estas cigarras podem fazer agora é aprender a tocar outra música.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO