CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Julio Turra avatar

Julio Turra

Assessor político da Diretoria Executiva da CUT

3 artigos

blog

Sobre o filme “Libelu – Abaixo a Ditadura”

O filme não mostra “um movimento burguês”, mas o movimento estudantil (ME) de meados dos anos 70 ao início dos 80 em luta contra a ditadura. A extração social dos milhares que passaram pela Liberdade e Luta em todo o país era a mesma dos que foram das outras duas maiores tendências estudantis à época, Refazendo e Caminhando

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O filme de Diógenes Muniz estreou em 30 de setembro na Internet e em 4 de outubro foi premiado como melhor documentário nacional no 25º Festival “É Tudo Verdade”. Na sua apresentação, o diretor defendeu a Cinemateca Brasileira contra Bolsonaro. 

Seu lançamento foi acompanhado por artigos na imprensa, em blogs e sites. Contrastando com textos simpáticos – como os de Gaspari (FSP), Merten (OESP) e Álvaro Caldas (Ultrajano) - outros exalaram hostilidade e preconceitos, não ao filme, mas à tendência estudantil que o motivou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até no “The Intercept”, que entrevistou o diretor, numa das perguntas feitas por Tatiana Dias ela solta: “O documentário mostra que, embora tivesse orientação trotskista, a Libelu era um movimento burguês, puxado por uma elite intelectual”. Diógenes saiu pela tangente, dizendo que a OSI – organização antecessora de OT – “fornece quadros políticos da maior importância na formação do PT”. 

Não, o filme não mostra “um movimento burguês”, mas o movimento estudantil (ME) de meados dos anos 70 ao início dos 80 em luta contra a ditadura militar. A extração social dos milhares que passaram pela Liberdade e Luta em todo o país era a mesma dos que foram das outras duas maiores tendências estudantis à época, Refazendo (sob influência da AP, MR-8 e outros grupos) e Caminhando (PCdoB). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Reconstrução do ME leva às passeatas de 1977

Em 1975, a greve da ECA contra a gestão autoritária do diretor Manuel Nunes Dias, que se transformou em greve geral da USP, além de abrir a via para a construção do DCE-Livre, selou a ação comum de duas tendências, cujas organizações clandestinas que as animavam estavam em processo de fusão: a Frente Estudantil Socialista (FES), ligada à Organização Comunista 1º de Maio (OC 1º Maio), e a Tendência Aliança Operário-Estudantil (TAOE), ligada à Organização Marxista Brasileira (OMB). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim, alguns meses antes da unificação da OMB com 1º de Maio, que dá origem à Organização Socialista Internacionalista (OSI), em meados de 1976 as duas tendências fundiram-se, criando a Liberdade e Luta (LL), de inicio como chapa para as primeiras eleições do DCE-USP. 

A LL dedicou-se à reconstrução das entidades – CAs, DCEs e UNE – por ela vistas como sindicatos estudantis. Seus dirigentes eram militantes da OSI, educados na crítica ao stalinismo - seja na versão “etapista”, seja na versão “foquista” - e na permanente busca de laços com o movimento dos trabalhadores. O filme destaca o cartaz “Nem todos os gatos são pardos”, como exemplo de criatividade, lembremos que ele trazia como palavra de ordem: “Liberdade para os sindicalistas presos”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A LL estabeleceu relações com oposições sindicais – como a dos bancários (muitos eram jovens e vários se assumiam “libelus”) e metalúrgicos de São Paulo – e movimentos de professores (como o MUP). Dirigentes combativos, ligados ou não à OSI, eram trazidos ao campus para debates e vários militantes do ME foram “transferidos” para o movimento sindical (que foi o meu próprio caso em 1978). Um aspecto que o filme passa ao largo. 

A vida militante era dura e perigosa. É um insulto reduzir os libelus a “festeiros”, “irresponsáveis” ou “liberalóides”, como fizeram alguns na mídia e nas redes. Eram rapazes e moças ao redor de 20 anos que também faziam música, teatro e festas, o que não impedia a sua militância.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O filme corresponde à visão de um jovem diretor (35 anos), baseada na consulta de arquivos – inclusive o do nosso jornal – entrevistas e teses acadêmicas. Ele dá a palavra aos que militaram na LL, mas o resultado final parece valorizar mais os “costumes” do que a política.  

Mas foi a política que destacou a LL: a luta pelas liberdades democráticas (outros se limitavam a agitar contra a política educacional do governo, a “PEG”), traduzida em 1977 no “Abaixo a Ditadura”. E isso sem ilusão em “poder jovem” ou ME substituto da luta de classes. Como vários destacaram em suas falas no filme, as greves operárias a partir de 1978 devolveram o ME ao seu devido lugar. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi a análise da situação mundial e no Brasil - no quadro da luta pela 4ª Internacional e transmitida pelos jovens trotskistas à LL - que explica a sua ousadia de propor passeatas e enfrentar a repressão.  Todas as falas no filme revelam orgulho de ter contribuído para o fim da ditadura militar. 

Mesmo os “vira casaca” não devem ter o seu passado apagado, são os stalinistas que falsificam a história. Palocci, ao ler o poema de Leminsky, acaba fazendo uma homenagem do vício à virtude: “sim, enquanto trotskistas não se corromperam”.

A escolha das pessoas e o tempo atribuído a cada uma delas no filme, poderiam ter sido melhor balanceados. Mas é um documentário do Diógenes Muniz, e não da corrente O Trabalho, e como tal merece ser visto.

Artigo publicado originalmente na edição 876 de O Trabalho.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO